Uma aeronave despenhou este domingo no sudoeste de Virgínia, nos EUA, resultando num ruidoso estrondo que foi sentido em toda a região metropolitana de Washington, D.C. Quatro pessoas estavam a bordo.
Uma fonte oficial do governo norte-americano revela que foram mobilizados caças F-16 para seguirem o avião, mas não explica as razões para tal. Apenas garante que não foi abatido pelos mesmos.
A verdade é que, até ao momento, ainda está a ser apurado se se tratou de uma violação do espaço aéreo ou de uma emergência a bordo, que tenha implicado a intervenção dos caças.
"Estamos cientes dos relatos em toda a Região da Capital Nacional, de um grande "boom" esta tarde”, lê-se no Twitter da DC Homeland Security & Emergency Management. A agência acrescentou ainda que não há nenhuma ameaça atualmente, mas o momento foi registado e divulgado por vários internautas nas redes sociais.
🚨 JUST IN: A DC-area resident captured the “explosion” sound on his home camera.
— Nick Sortor (@nicksortor) June 4, 2023
We now know the “explosion” was a sonic boom caused by fighter jets scrambled to intercept an unresponsive Cessna Citation jet overflying DC, which later crashed.
pic.twitter.com/VwpZUkD7ol
WATCH: Sonic boom heard over DC captured on videopic.twitter.com/GqTeNw3JbJ
— Intel Point Alert (@IntelPointAlert) June 4, 2023
A Administração Federal de Aviação tinha confirmado anteriormente, em comunicado, que um avião Cessna Citation caiu no sudoeste de Virgínia, este domingo. Segundo a agência governamental, a aeronave que descolou do Aeroporto Municipal de Elizabethton, no Tennessee, tinha como destino o Aeroporto MacArthur de Long Island, em Nova Iorque. Mas caiu numa área montanhosa e "pouco povoada".
Já o Gabinete de Gestão de Emergências de Annapolis, em Maryland, afirma que o som "foi causado por um voo autorizado" pelo Departamento de Defesa norte-americano, surpreendendo muitas pessoas com o ruído causado.