Jens Stoltenberg está em Kiev para uma visita à capital ucraniana, de acordo com a AFP. É a primeira vez que o secretário-geral da NATO visita a Ucrânia desde o início da guerra.
De acordo com um fotógrafo da Reuters, Stoltenberg prestou homenagem aos soldados ucranianos que foram mortos em combate na guerra e analisou o equipamento militar russo danificado exposto numa praça central em Kiev.
"O Secretário-Geral da NATO está na Ucrânia. Iremos divulgar informações o mais rapidamente possível", disse um funcionário da Aliança, que pediu para não ser identificado de acordo com os procedimentos da NATO, citado pela Associated Press.
A visita do secretário-geral da NATO acontece numa altura em que a Ucrânia prepara uma contraofensiva.
Stoltenberg chegou a visitar Kiev antes do conflito começar, mas esta é a primeira visita à capital ucraniana desde o início da guerra, o que vem sublinhar os compromissos de longa data da NATo na defesa da independência da Ucrânia.
Stoltenberg iniciou a sua viagem a Kiev um dia antes dos oficiais de defesa da NATO discutirem novos abastecimentos militares para a Ucrânia na reunião que vai acontecer na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha.
A Organização do Tratado do Atlântico Norte tem apoiado a Ucrânia durante toda a guerra, com os Estados Membros a enviarem armamento e equipamento militar, respondendo aos sucessivos apelos de Kiev.