Uma nova erupção vulcânica começou esta quinta-feira de manhã na península de Reykjanes, no sudoeste da Islândia, a terceira na região desde 18 de dezembro. É a sexta erupção na península de Reykjanes desde 2021.
Segundo a Reuters, um vídeo em direto da área mostra fontes de rocha derretida de cor laranja brilhante a jorrar de fissuras no solo.
"Aviso: Começou uma erupção vulcânica a norte de Sylingarfell", afirmou o Met Office.
Esta é a segunda vez que o vulcão entra em erupção este ano. A erupção anterior teve início a 14 de janeiro e durou cerca de dois dias, tendo os fluxos de lava atingido os arredores da cidade piscatória de Grindavik.
A estação pública de televisão RUV disse que "a atividade sísmica perto de Fagradalsfjall intensificou-se às 05:20 (TMG, mesma hora em Lisboa) e o magma subiu à superfície por volta das 06:00" TMG.
A short time ago, the third eruption in just three months has begin on Iceland's Reykjanes Peninsula. Here's the moment it began, at about 6:02 a.m. locally.
— Alex Spahn 🌋🌪️☄️ (@spahn711) February 8, 2024
Live: https://t.co/F0rlkAqPpY pic.twitter.com/YaTFdZYEmU
O spa geotérmico Blue Lagoon, localizado nas proximidades, foi encerrado esta quinta-feira.
Em novembro, as autoridades islandesas começaram a construir diques que podem ajudar a desviar os fluxos de lava incandescente das casas e das infraestruturas críticas.
Apesar de terem baixado o nível de ameaça do sistema vulcânico, as autoridades locais alertaram para a possibilidade de novas erupções, uma vez que a terra continua a tremer na zona devido à acumulação de magma no subsolo.
A Islândia possui mais de 30 vulcões ativos, o que faz da ilha do norte da Europa um destino privilegiado para o turismo vulcânico - um segmento de nicho que atrai milhares de pessoas que procuram emoções fortes.