Andebol: Sporting vence FC Porto no prolongamento e está na final da Taça - TVI

Andebol: Sporting vence FC Porto no prolongamento e está na final da Taça

Andebol: Sporting-FC Porto na final da Taça

Triunfo dos leões por 39-38

Previa-se que fosse uma «final antecipada» e não desiludiu!

O Sporting-FC Porto só foi resolvido no prolongamento e sorriu aos leões, que vão disputar a final da Taça de Portugal com o Marítimo, depois de vencerem por 39-38, num jogo sempre muito emocionante. 

O Sporting entrou melhor no jogo e mostrou grande eficácia nos primeiros minutos, ao contrário do FC Porto que, com um ritmo bem mais baixo, permitiu uma série de recuperações aos leões que, sempre com uma eficácia elevada, rapidamente construiu uma vantagem de quatro golos (9-5), obrigando Magnus Andersson a pedir o primeiro time out para reorganizar a sua equipa.

Pouco ou nada mudou e os leões continuaram a cavar a diferença que chegou a ser de sete golos (14-7).

Só ao segundo time-out do FC Porto na primeira parte – algo pouco habitual - os campeões encontraram o equilíbrio e, logo a seguir, começaram a recuperar os golos que tinham dado de avanço, ao ponto de reduzir a diferença para um golo de diferença (16-15).

Ao intervalo, os leões estavam na frente por 18-16 e voltaram a entrar melhor, mas sem conseguir aumentar a vantagem de dois golos.

Até que, a 13 minutos do fim, o FC Porto conseguiu a primeira vantagem, que chegou depois a ser de dois golos, mas que o Sporting conseguiu anular a 14 segundos do fim.

Um golo de Martim Costa colocou o resultado em 33-33 e levou a decisão para o prolongamento.

Aí continuou o equilíbrio, com vantagens alternadas. O FC Porto chegou ao final dos primeiros cinco minutos de tempo extra a vencer por um, graças a um golo de Laeso para lá do fim do tempo, num livre de nove metros.

E no final surgiu a decidir o fenómeno Kiko Costa. O jovem de 18 anos que o Sporting «roubou» ao FC Porto há duas épocas, marcou os três últimos golos do prolongamento – acabou a partida com 15! - e fixou resultado em 39-38.

O Sporting vai assim defender o título conquistado não ano passado, num jogo frente ao Marítimo.

[artigo atualizado]

Continue a ler esta notícia