O Ministério da Defesa de Taiwan detetou este sábado 15 caças e 16 navios de guerra chineses nas proximidades da ilha.
Além disso, três dos aviões atravessaram o espaço aéreo a sudoeste, pelo que as Forças Armadas de Taiwan monitorizaram a situação e responderam com o destacamento de aviões, navios e sistemas de mísseis terrestres, segundo informou o Ministério da Defesa na sua conta na rede social Twitter.
15 PLA aircraft and 16 PLAN vessels around Taiwan were detected by 6 a.m.(UTC+8) today. R.O.C. Armed Forces have monitored the situation and tasked CAP aircraft, Navy vessels, and land-based missile systems to respond these activities. pic.twitter.com/mV4twZkCAb
— 國防部 Ministry of National Defense, R.O.C. 🇹🇼 (@MoNDefense) July 15, 2023
A escalada das tensões na região começou com a viagem à ilha da então líder da Câmara dos Representantes do Congresso norte-americano, Nancy Pelosi, em agosto, e a situação agravou-se após a visita da Presidente de Taiwan, Tsai Ing Wen, aos Estados Unidos, onde se reuniu com vários congressistas, apesar dos avisos de Pequim.
Taiwan tem um Governo independente desde 1949, mas a China reivindica soberania sobre o território, não excluindo o uso da força face a quaisquer "tentativas de independência".