Alexandra Reis pode vir a ser reintegrada na TAP - TVI

Alexandra Reis pode vir a ser reintegrada na TAP

  • CNN Portugal
  • 28 fev 2023, 20:06
A nova secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, durante a cerimónia de tomada de posse (Tiago Petinga/ Lusa)

Esta hipótese surge no projeto de parecer da Inspeção-Geral de Finanças sobre a polémica saída da gestora e a indemnização de meio milhão de euros

Relacionados

A ex-secretária de Estado do Tesouro pode vir a ser reintegrada na TAP. A notícia está a ser avançada pela SIC e surge um dia depois de ter sido divulgado que  Alexandra Reis poderia ter de devolver a indemnização de meio milhão de euros.

Segundo o canal televisivo, esta hipótese surge no projeto de parecer da Inspeção-Geral de Finanças (IGF) sobre a polémica saída da gestora.

Se o acordo de saída for considerado inválido, Alexandra Reis poderá ser reintegrada na companhia aérea. A decisão caberá ao ministra das Finanças, Fernando Medina. A SIC adianta ainda que a devolução da indemnização é outra das hipóteses adiantadas no documento. 

Recorde-se que o acordo de saída foi assinado por Manuel Beja, presidente do Conselho de Administração, e Christine Ourmières Widener, CEO.

Alexandra Reis recebeu uma indemnização de 500 mil euros por sair antecipadamente, em fevereiro, do cargo de administradora executiva da transportadora aérea. Em junho, foi nomeada pelo Governo para a presidência da Navegação Aérea de Portugal (NAV) e a 2 de dezembro tomou posse como secretária de Estado do Tesouro.

A indemnização atribuída a Alexandra Reis foi criticada por toda a oposição e posta em causa até pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, ao dizer que seria "bonito" a governante prescindir da verba. Na sequência da polémica, Alexandra Reis foi demitida a 28 de dezembro por Fernando Medina.

Este caso viria ainda a provocar a demissão do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, para "assumir a responsabilidade política" do caso. Com Pedro Nuno Santos demitiu-se também o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Santos Mendes.

Continue a ler esta notícia

Relacionados