Pilotos da TAP desconvocam greve agendada para o período da Páscoa - TVI

Pilotos da TAP desconvocam greve agendada para o período da Páscoa

  • CNN Portugal
  • 29 mar 2023, 17:28
TAP (imagem Getty)

Greve é desconvocada após Governo aceitar ratificar acordo entre o sindicato e a companhia aérea

O Sindicato de Pilotos da Aviação Civil (SPAC) vai retirar o pré-aviso de greve dos pilotos da TAP, que estava agendada para os dias 7 a 10 de abril.

A greve foi desconvocada após a direção do SPAC ter sido notificada "pela Comissão Executiva da TAP que o protocolo para revisão das condições impostas pelo Acordo Temporário de Emergência está validado por parte do acionista, representado pelo Ministério das Finanças e Ministério das Infraestruturas".

"Ficam assim sanados alguns dos maiores obstáculos ao entendimento entre as partes, nomeadamente na situação de coexistirem pilotos ainda abrangidos pelo processo de despedimento coletivo com a contratação simultânea de outros pilotos, resultando assim numa maior retenção de talento", pode ler-se num comunicado enviado às redações.

O pré-aviso de greve havia sido decretado a 23 de março, após ter sido aprovado em assembleia de pilotos. "As partes, TAP e SPAC, discutiram e negociaram de boa fé [sic], despendendo de tempo e energia, para atingirem um consenso, tendo sido firmado um acordo benéfico para todos", refere o sindicato na nota.

Continue a ler esta notícia