Novo presidente da TAP assume funções em abril - TVI

Novo presidente da TAP assume funções em abril

  • ECO - Parceiro CNN Portugal
  • 7 mar 2023, 11:55
Luís Rodrigues, presidente da TAP (APAVT)

Luís Rodrigues, que já tinha sido administrador da TAP entre 2009 e 2014, na equipa de Fernando Pinto, vai ocupar os cargos de Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja a partir do próximo mês

Relacionados

Luís Rodrigues vai entrar em funções na TAP em abril, apurou o ECO junto de fonte do Ministério das Infraestruturas. O atual responsável executivo da açoriana Sata foi a escolha do Governo para acumular os cargos de CEO e chairman da TAP, substituindo Christine Ourmières-Widener e Manuel Beja, que foram dispensados por “justa causa”.

Nesta segunda passagem pela TAP – foi administrador entre junho de 2009 e dezembro de 2014, na equipa de Fernando Pinto, tendo assumido várias responsabilidades, entre as quais o Brasil e a Groundforce –, o gestor vai liderar uma administração que manterá os restantes membros, como referiu o ministro das Infraestruturas, João Galamba. Incluindo o administrador financeiro, Gonçalo Pires, nomeado pelas Finanças e que tem sido alvo de críticas.

Luís Manuel da Silva Rodrigues estava aos comandos da SATA desde o final de 2019, e tinha sido reconduzido pelo governo regional dos Açores para o cargo no início deste ano. Acumulava a presidência da holding da companhia, numa altura em que se está também a preparar a privatização da Sata Internacional.

O ECO sabe que só na segunda-feira é que o Governo dos Açores, ainda sem sucessor para o cargo de CEO da SATA, foi informado da saída de Luís Rodrigues para a TAP. Fontes próximas do processo contaram que a informação terá sido transmitida pelo primeiro-ministro ao presidente do Executivo regional, José Bolieiro, horas antes do anúncio de Fernando Medina e João Galamba.

Aliás, esta é a segunda passagem recente de administradores da SATA para a TAP, depois de, a 1 de março, Mário Chaves ter assumido a presidência da Portugália. Mário Chaves estava na SATA desde 2020 onde ocupava o cargo de administrador operacional do grupo e accountable manager, sendo responsável pela rede, operações e pelo handling.

A atual administração tinha tomado posse em junho de 2021 e o mandato foi marcado por várias polémicas. Antes da indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis, a gestão foi criticada pela tentativa de renovar a frota automóvel de diretores e administradores com viaturas BMW, a atribuição de vouchers da Uber no valor de 450 euros e uma relação conflituosa com os sindicatos, que levaram à primeira greve na companhia desde 2017.

Christine Ourmiéres deixa a TAP numa altura em que a companhia aérea terá fechado o último exercício com lucros, o que não acontecia há vários anos, com uma capacidade em lugares oferecidos que está muito próxima da de 2019, e acima das metas acordadas com Bruxelas. Em conferência de imprensa, Fernando Medina fez questão de assinalar “os bons resultados da atual equipa de gestão na implementação do plano de reestruturação”.

Continue a ler esta notícia

Relacionados