As autoridades austríacas encontraram substâncias químicas na casa do principal suspeito do planeamento de ataques nos concertos de Taylor Swift em Viena, agendados para esta semana.
As buscas efetuadas à casa deste austríaco de 19 anos mostraram que o suspeito estava a avançar com "ações preparatórias concretas", tendo sido apreendidos substâncias químicas e dispositivos tecnológicos utilizados para a construção de uma bomba, adiantou à imprensa o diretor-geral de Segurança Pública da Áustria, Franz Ruf.
Segundo o jornal austríaco Kurier, o suspeito, que jurou lealdade ao Estado Islâmico, planeava conduzir um carro em direção à multidão que era esperada no exterior do estádio onde estavam previstos os concertos de Taylor Swift, em Viena, entretanto cancelados. Eram esperadas mais de 195 mil pessoas. O suspeito também ponderava utilizar facas e machados durante os ataques.
De acordo com a agência Reuters, este homem de 19 anos, natural da República da Macedónia do Norte, é considerado o principal suspeito das ameaças de ataques nos concertos da cantora norte-americana e noutros eventos em Viena. Mas não trabalhou sozinho neste plano: as autoridades locais revelaram que organizou tudo em estreita colaboração com um austríaco de 17 anos.
Os dois foram detidos quarta-feira e estão a ser investigados pela polícia austríaca.