«Noites de Galileu» põe portugueses de olhos no céu - TVI

«Noites de Galileu» põe portugueses de olhos no céu

Corpo cósmico colide com Júpiter

Iniciativa prolonga-se por três dias. Confira a programação

Relacionados
Passear pelo sistema solar ao som de passagens literárias e música ao vivo ou participar num jantar espacial são algumas das actividades que se realizam nos próximos três dias em todo o país, noticia a Lusa.

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Astronomia, arrancam esta quinta-feira as Noites de Galileu, evento que conta com a participação de mais de 50 países.

Por cá, vai ser possível vestir a pele de Galileu Galilei e observar o que este estudou em 1609. De norte a sul do país, estão programadas actividades em planetários, observatórios, centros de ciência viva, escolas, universidades e até parques de estacionamento de igrejas.

As visitas guiadas pelo céu nocturno são uma constante no extenso programa de actividades propostas, com aventuras espaciais para todas as idades: enquanto os mais pequenos vão poder cozinhar planetas, os mais velhos poderão fazer workshops em astronomia.

Nas escolas secundárias e universidades há sessões de observação do céu. Em Aveiro, por exemplo, as Noites de Galileu são celebradas com passeios colectivos pelo céu nocturno, no Campus de Santiago.

Os bracarenses vão poder passear pelo sistema solar ao som de passagens literárias e de música ao vivo (a iniciativa chama-se «Ler com as Estrelas»).

No Planetário do Porto, também há passeios pelo Cosmos e observação nocturna com telescópio. A pensar nos mais pequenos, o planetário agendou a sessão «O Vítor vai à Lua».

A Lua e Júpiter serão os grandes protagonistas em Sandim, Vila Nova de Gaia. O parque de estacionamento da igreja é o local escolhido para transformar os sandinenses em verdadeiros Galileus na noite de sexta-feira. Observar os astros que o matemático estudou em 1609 e conhecer as técnicas que os especialistas hoje utilizam para registarem fotograficamente os objectos celestes são as ofertas da junta de freguesia.

De Espinho vem a proposta para um jantar «muito espacial»: «Alguma vez imaginou como seria beber uma boa chávena de café na Lua? Ou talvez comer um gelado enquanto orbita em torno de Saturno e dos seus anéis? E como seria... jantar em Marte?», pergunta o Centro Multimeios de Espinho, que convida a jantar sob as estrelas enquanto se navega pelo espaço interplanetário.

Em Vila Nova (Miranda do Corvo), há um curso de introdução à astronomia, que se prolongará até ao início de Novembro.

O Observatório Astronómico de Lisboa promove uma noite dedicada a Júpiter e às suas luas. Na Tapada da Ajuda será possível participar numa visita guiada pelo observatório e olhar com a ajuda de telescópios o gigante gasoso do sistema solar.

«Um património da humanidade em perigo: a poluição luminosa e os seus problemas» é o tema de uma palestra agendada para Cascais, onde se vão realizar também workshops em astronomia para professores e ateliers infantis onde os mais pequenos poderão cozinhar planetas e divertir-se com jogos astronómicos, enquanto descobrem a vida e a obra de Galileu Galilei.

Em Setúbal, o palco das Noites de Galileu fica na Atalaia: pela madrugada fora, os curiosos podem juntar-se a uma equipa de astrónomos amadores e passear pelos recantos do horizonte celeste, a partir de um local privilegiado, afastado da poluição luminosa das grandes cidades. Para chegar ao local, é preciso aceder ao site da organização -

www.atalaia.org/local.php

As Noites de Galileu incluem ainda um concurso mundial de astrofotografia, que termina apenas na próxima terça-feira (27 de Outubro). Para concorrer basta conhecer o regulamento, que está disponível em

www.astronomia2009.org
Continue a ler esta notícia

Relacionados