Uma história de sucesso em Portugal - TVI

Uma história de sucesso em Portugal

Ministro do Ensino Superior, Mariano Gago - Foto Lusa

Ministro da Ciência e o investigador Sobrinho Simões recusam qualquer tipo de «timidez científica»

Relacionados
«Uma história de sucesso». Conta-se assim o percurso da Ciência nos últimos anos em Portugal. E a história é contada pelo ministro da Ciência e pelo investigador Manuel Sobrinho Simões que falam em «desenvolvimento extraordinário» e sem precedentes noutros países.

Num debate precisamente sobre Ciência, inserido no ciclo de conferências da Fundação de Serralves «Portugal, sim ou não?», o ministro da Ciência recusou qualquer tipo de «timidez» científica num País que registou uma «explosão de produção científica. Nos últimos três anos aumentou 50 por cento. Não conheço nenhum país que tenha tido um crescimento assim».

Para além isto, acrescentou Mariano Gago, «em 1988 havia 6.500 investigadores, em 2005 eram 21 mil. Estamos a crescer a uma taxa de seis, sete ou dez por cento ao ano». Após o 25 de Abril, lembra o ministro, «era uma risota dizermos que a universidade portuguesa era uma universidade de investigação».

O ministro traçou o percurso da Ciência nos últimos 34 anos, descrevendo-o como uma «evolução metódica e exemplar», e salientou a «enorme generosidade do povo para com o desenvolvimento científico. Ao longo de 30 anos todos os inquéritos à população mostram que os portugueses defendem todos os investimentos em ciência, mesmo quando não se sabe qual a aplicação».

Sobrinho Simões, vencedor do Prémio Pessoa, seguiu a mesma linha de pensamento para descrever esta «história de sucesso» em Portugal. A grande questão, acrescentou, «é como pôr o País a beneficiar desta história de sucesso. Continuamos com problemas de iliteracia e inumeracia».
Continue a ler esta notícia

Relacionados