«Maior ataque cibernético da história» causa lentidão na Internet - TVI

«Maior ataque cibernético da história» causa lentidão na Internet

Computador

Ataque visava um grupo europeu que vigia a rede à procura de spam

A Internet pode ter ficado mais lenta devido a um dos maiores ataques informáticos já visto, que visava um grupo europeu que vigia a rede à procura de spam (lixo eletrónico), revelaram esta quarta-feira especialistas em segurança.

Os ataques tinham como alvo o Spamhaus, um grupo de voluntários sediados em Genebra que publica listas negras de lixo eletrónico utilizado por algumas redes de filtrar e-mails indesejados e levaram a um congestionamento do ciberespaço, que pode ter afetado a Internet em geral, disse Matthew Prince, da empresa de segurança norteamericana CloudFlare.

De acordo com o Spamhaus, a investida começou na semana passada, depois do grupo colocar na sua lista negra o site de acolhimento Cyberbunker, com base na Holanda, que alegou ter sido injustamente rotulado como um refúgio para o cibercrime e o lixo eletrónico, refere a Agência France Press (AFP).

Embora a origem dos ataques não tenha sido identificada, alguns especialistas apontam o dedo ao Cyberbunker, falando numa possível coordenação com cibercriminosos do Leste Europeu.

A CloudFlare, que foi chamada ao caso pelo Spamhaus, disse que os atacantes mudaram de táticas depois da primeira camada de proteção implementada na semana passada.

«Se a internet esteve um pouco mais lenta durante os últimos dias na Europa, esta pode ser parte da razão», disse Matthew Prince, num post do seu blogue.

Um porta-voz da empresa de segurança de rede da Akamai disse à AFP que, com base nos dados publicados, «o ataque foi provavelmente o maior ataque registado».
Continue a ler esta notícia