Robô português ganha concurso internacional - TVI

Robô português ganha concurso internacional

Corta-relva autónomo para campos de golfe inventado em Portugal distinguido em Lyon

Um corta-relva autónomo para campos de golfe, inventado por uma empresa portuguesa, venceu um concurso internacional de robótica em Lyon, França, disse esta terça-feira um dos criadores à agência Lusa.

O robô foi distinguido num evento destinado a novas empresas do setor no âmbito do Innorobo, um dos maiores certames de robótica na Europa.

A Selftch, empresa criadora, nasceu pela mão de três engenheiros formados no Instituto Superior Técnico e um mestre em economia da Universidade Nova de Lisboa, que ambicionam colocar a robótica ao serviço de tarefas do dia-a-dia.

O Golmow (nome que junta as palavras inglesas golf e mower, que significa ceifador) é 100% elétrico e autónomo, com uma aplicação própria, que, graças a navegação por GPS, permite à máquina circular com precisão de centímetros.

Com a distinção, «a empresa espera conseguir captar a atenção de investidores», explicou à agência Lusa João Estilita, um dos empreendedores, natural da Covilhã, ligação que levou a sede da empresa para o Parkurbis - Parque de Ciência e Tecnologia da cidade.

O Parkurbis acolheu o desenvolvimento da invenção que agora está a ser testada em dois campos de golfe perto de Lisboa, referiu.

João Estilita acredita que a máquina irá «revolucionar a manutenção dos campos nos próximos anos, permitindo que as zonas conhecidas como fairways ou pistas sejam cortadas de uma forma completamente autónoma e limpa».

Segundo contou, está em curso «a segunda fase de investimento para começar o processo de industrialização e comercialização», pelo que a distinção no Innorobo é vista como uma ajuda para conquistar investidores.

O evento a decorrer de 19 a 21 de março deverá juntar cerca de 50 empresas com diversas novidades na área da robótica.

A obtenção do primeiro lugar permite à nova empresa figurar «ao lado de grandes empresas mundiais de robótica e fazer a apresentação do projeto numa sessão interativa a um painel de investidores», concluiu.

O Golmow é um projeto cofinanciado pelo Quadro de Referência Estratégico nacional (QREN).
Continue a ler esta notícia