Meteorito abre cratera na Letónia - TVI

Meteorito abre cratera na Letónia

Meteorito cai na Letónia

Os investigadores falam de «uma massa de várias toneladas»

Um meteorito caiu, este domingo à noite, na Letónia, abrindo uma cratera de 20 metros de diâmetro e 10 de profundidade. O meteorito caiu numa fazenda nos arredores da localidade de Mazsalaca, junto à fronteira com a Estônia, sem fazer vítimas.

De acordo com a agência noticiosa russa «RIA Novosti», citada pela EFE, as autoridades locais, que inicialmente não sabiam se o buraco tinha sido provocado por um meteorito ou pelo pedaço de um satélite artificial, isolaram o local, para investigação. «O mais provável é que se trate de um meteorito de ferro com um diâmetro de aproximadamente um metro e uma massa de várias toneladas», adiantou Vladimir Svetsov, do Instituto de Dinâmica de Geosferas da Academia de Ciências da Rússia.

«Se o corpo celeste fosse um satélite [artificial], este teria que ser de extrema solidez. Caso contrário, ter-se-ia destruído no ar», acrescentou o especialista.

Svetsov disse ainda que não poderá ter sido um meteorito de rocha, já que este material se teria desfeito na atmosfera, antes de atingir o chão. O investigador acrescentou que meteoritos de um metro de diâmetro colidem com a Terra uma vez ao ano.
Continue a ler esta notícia