O relógio mais pontual de sempre - TVI

O relógio mais pontual de sempre

  • Portugal Diário
  • 16 fev 2008, 20:21

Cientistas norte-americanos criam um relógio atómico extremamente preciso

Um grupo de cientistas norte-americanos criaram um relógio tão pontual que nem em 200 milhões de anos se atrasaria um segundo. A invenção chega mesmo a superar em estabilidade o relógio criado pelo Instituto de Standards e Tecnologia do Departamento norte-americano de Comercio (NIST), que detinha o recorde de tempo de precisão com 80 milhões de anos, noticia o El País.

A chave deste relógio atómico, cujo funcionamento aparece descrito na última edição da revista Science, está no seu pêndulo, que utiliza milhares de átomos de estrôncio suspensos numa rede de raios laser e que é capaz de dar 430 biliões de impulsos por segundo. Com todo este mecanismo, os cientistas são capazes de verificar os átomos e medir o movimento da energia que se encontra dentro do aparelho.

Computador consegue traduzir o ladrar dos cães

E se pudesse comprar uma torradeira transparente?

«É tão estável como a escala de tempo do Universo», garantiu Jun Ye, da Joint Institute for Laboratory Astrophisics (JILA), no Estado norte-americano do Colorado, que comandou a investigação.

O novo relógio atómico é capaz de medir milhares de átomos de uma só vez, sendo capaz de emitir sinais mais fortes que os outros relógios atómicos, aos quais foi comparado.

Ye explicou ainda que estes relógios estão a desenvolver-se cada vez mais e estão a ficar cada vez mais precisos, o que poderá um dia ser útil para sincronizar redes de comunicações e talvez sirva para fazer funcionar carros guiados por satélite.
Continue a ler esta notícia