China volta a censurar sites ocidentais - TVI

China volta a censurar sites ocidentais

BBC

Controlo de alguns tinha sido suspenso durante os Jogos Olímpicos

Relacionados
O governo chinês poderá ter voltado a impor a censura a alguns sites noticiosos, que foram permitidos durante os Jogos Olímpicos de Pequim. De acordo com a BBC, a sua página em língua chinesa já não se encontra acessível dentro do país, assim como as de vários outros jornais.

Em conferência de imprensa, um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros recusou confirmar se o governo é responsável por estes actos de censura, mas sublinhou que alguns deles violam as leis chinesas.

«Por exemplo, se um site se refere às duas Chinas ou à China e a Taiwan como duas regiões independentes, acreditamos que isso viola as leis chinesas», referiu Liu Jianchao.

Vários destes sites, como o da Voice of América em chinês, o da Asiaweek, ou o da organização Repórteres Sem Fronteiras, estiveram acessíveis durante os Jogos Olímpicos, o que valeu a Pequim vários elogios, por, alegadamente, dar mostras de abertura.

Agora a censura parece ter voltado, o que já motivou algumas críticas. «É um motivo de grande tristeza que as pessoas na China não possam aceder à BBCChinese.com, tal como acontece no resto do mundo», assinala a BBC em comunicado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados