Governo britânico quer vigiar redes sociais - TVI

Governo britânico quer vigiar redes sociais

Internet

Medida faz parte de um plano para registar numa base de dados detalhes de telefonemas, e-mails e páginas web visitadas

Relacionados
O Governo britânico quer monitorizar as redes sociais na Internet para prevenir a criminalidade e o terrorismo. Esta medida faz parte de um plano para registar numa base de dados detalhes de telefonemas, e-mails e páginas web visitadas, noticia a BBC.

Grupos de cívis defensores da liberdade apelidaram a medida de «operação de bisbilhotice». O democrata liberal Tom Brake acredita que esta pode ser «a mais cara operação de monitorização de sempre». O político considera ser «preocupante a monitorização de redes sociais que contêm dados sensíveis como a orientação sexual, as crenças religiosas e pontos de vista políticos»

O departamento de segurança britânico considera a nova base de dados importante para «acompanhar os avanços tecnológicos» e acrescenta que «o Governo não tem interesse no conteúdo pessoal das redes e essa não fará parte das nossas futuras consultas», afirmou um porta-voz.

Shami Chakrabarti do grupo «Liberty» considera que «através dos hábitos de utilização da Internet, através ds sites que eu visito, é possível traçar uma imagem detalhada da minha tendência política, da minha orientação religiosa e quais os meus hábitos de compras». Acredita que esta «é uma forma detalhada de vigiar uma pessoa e todos os individuos, que na sua maioria, vamos ser claros, estão completamente inocentes».

Dezenas de milhões de pessoas usam sites como Facebook, Bebo e Myspace para contactar com os amigos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados