Água encontrada na Lua - TVI

Água encontrada na Lua

Imagem do Polo Norte da lua (Foto Nasa)

Um radar da NASA, instalado num satélite na Índia, comprovou a existência de gelo no pólo norte da Lua

Relacionados
Um radar da NASA, instalado no satélite Chandrayaan-1 da Índia, detectou depósitos de gelo próximos do pólo norte da Lua, informa o «20minutos.es».

Tratam-se de mais de 40 crateras entre dois e 15 quilómetros de diâmetro, nos quais se comprovou a existência de água congelada, afirmou a NASA num comunicado citado pelo 20minutos.

Apesar da quantidade de gelo depender da grossura, estima-se que haja pelo menos 600 milhões de toneladas de água congelada.

«O quadro que surge das inúmeras medições e dados e dos instrumentos das missões lunares indica que, na Lua, está a ocorrer um processo de criação de água, de circulação, armazenamento e conservação», sustentou Paul Spudis, responsável pelo radar Mini-Sar da NASA, instalado no satélite indiano.

«Estas novas descobertas demonstram que a Lua é um lugar bem mais interessante do que aquilo que se pensava até agora», afirmou.



Durante o ano passado, o radar detectou crateras do lado oculto da Lua e depois de analisar os dados, «a nossa equipa científica determinou uma forte indicação sobre a existência de água», declarou Jason Crusan, da direcção das missões espaciais da NASA.
Continue a ler esta notícia

Relacionados