Vida inteligente em 38 mil planetas? - TVI

Vida inteligente em 38 mil planetas?

Novo Planeta

Cientista escocês não tem dúvidas sobre a existência de tantas civilizações mas considera muito pouco provável que se consiga estabelecer qualquer contacto

Relacionados
Duncan Forgan, um astrofísico da Universidade de Edimburgo, na Escócia, não tem dúvidas de que há vida inteligente noutros planetas, mas vai ainda mais longe: os seus cálculos permitiram-lhe concluir que essas civilizações inteligentes poderiam estar presentes em 38 mil planetas.

A descoberta de mais de 330 planetas fora de nosso sistema solar nos últimos anos, ajudou a redefinir o provável número de planetas habitados por alguma forma de vida. Num artigo publicado na revista especializada International Journal of Astrobiology, Forgan diz, no entanto, é muito pouco provável que seja estabelecido qualquer contacto com vida alienígena.

Neste artigo, segundo noticia a BBC, o cientista explica que criou uma simulação de uma galáxia parecida com a nossa, permitindo que ela desenvolvesse sistemas solares baseados no que se conhece a partir da existência dos planetas fora do nosso sistema solar, os chamados exoplanetas.

Esses mundos alienígenas simulados foram então submetidos a três cenários diferentes. O primeiro cenário parte da premissa de que o surgimento da vida é difícil, mas a sua evolução é fácil. Neste caso, haveria 361 civilizações inteligentes na galáxia.

O segundo parte do princípio de que a vida pode surgir facilmente, mas a sua evolução para vida inteligente seria difícil. Nessas condições, a estimativa é de que haveria 31.513 outros planetas com alguma forma de vida.

O terceiro caso examina a possibilidade de que a vida poderia ter passado de um planeta para outro durante colisões de asteróides - uma teoria popular de como a vida surgiu na Terra. Neste caso, a estimativa é de que haveria 37.964 civilizações inteligentes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados