China censura “Friends” quase 30 anos depois - TVI

China censura “Friends” quase 30 anos depois

  • CNN Portugal
  • 14 fev 2022, 07:47
Friends

Plataformas chinesas censuraram cenas e diálogos da sitcom dos anos 90 e 2000, provocando polémica nas redes sociais. História secundária com casal lésbico foi apagada nas novas emissões da série norte-americana - protestos dos espetadores também nas redes sociais também foram silenciados

Há uma nova polémica sobre censura a agitar as redes sociais na China. A origem da polémica é de 1994, mas o caso está mesmo a passar-se 28 anos depois, em fevereiro de 2022: os episódios da série de televisão norte-americana Friends, que recentemente voltaram a ser disponibilizados por plataformas de streaming chinesas, estão censurados - há cenas inteiras cortadas, ou diálogos com traduções imaginativas, para “esconder” temas considerados polémicos, como homossexualidade.

O caso mais notório da nova censura à sitcom dos anos 90 tem a ver com uma linha narrativa secundária, com Carol, a ex-mulher de Ross, um dos seis protagonistas da série. Depois de se divorciar de Ross, Carol assume-se como lésbica, e forma um casal com Susan - a primeira cena em que esse caso é referido, logo no arranque da primeira temporada, foi apagada no relançamento de Friends na China. 

Vários outros diálogos sobre sexualidade ou com sugestões sexuais foram igualmente apagados ou legendados em chinês de forma bastante inventiva, alterando completamente o seu sentido. Por exemplo, numa cena em que uma personagem diz que as mulheres podem ter “orgasmos múltiplos”, essa frase é traduzida como “as mulheres podem ter mexericos intermináveis” - nesse diálogo, o assunto são as vantagens das mulheres sobre os homens… Neste, como noutros casos, a legendagem mudou, mas o diálogo original manteve-se, o que levou muitos internautas a ridicularizar a tentativa de censura.

“Friends” já tinha passado na China sem censura

“Friends” é uma das séries internacionais mais populares na China, uma popularidade que persiste há muitos anos. A sitcom foi primeiro disponibilizada para o público chinês em vídeo e DVD nos anos 90 e 2000, mas tornou-se um fenómeno transversal em 2012, quando a série foi emitida pela primeira vez num canal chinês. Depois disso, foi disponibilizada em diversas plataformas de streaming, mas os respetivos contratos foram expirando. O regresso do fenómeno de culto no ano passado, com a reunião do cast original para um especial comemorativo, relançou a base de fãs da série em todo o mundo, e a China não foi excepção.

Na sexta-feira passada, “Friends” voltou a ficar disponível nas plataformas de diversos operadores chineses, mas agora com a novidade de ter cenas e diálogos censurados, o que nunca tinha acontecido antes. A novidade corresponde à política censória que se apertou nos últimos anos, visando aquilo que as autoridades de Pequim consideram ser “pornografia” ou conteúdo “ordinário”. Apesar de ser uma sitcom para o grande público, “Friends” caiu nessa classificação pela forma casual como aborda temáticas de sexualidade e questões relacionadas com a comunidade LGBTI+.

Desde 2016, a comunicação social e os operadores de televisão em particular têm de cumprir um conjunto de procedimentos ditados pelo governo de Pequim no sentido de ocultar notícias, argumentos ficcionais ou diálogos de qualquer tipo que se refiram a homossexualidade ou a outras questões que “exagerem o lado negro da sociedade”. Um manual de procedimentos de oito páginas considera que são inadmissíveis conteúdos “ordinários, imorais e pouco saudáveis”, dando como exemplos disso relações com menores, mas também homossexualidade, casos extraconjugais ou sexo casual entre adultos.

Weibo apaga as críticas

Desde sexta-feira, “Friends” tornou-se um dos tópicos mais populares nas redes sociais chinesas. A hashtags #FriendsCensored foi a mais utilizada durante várias horas na Weibo, a principal rede social chinesa. Outros hashtags serviram para o protesto contra a nova censura sobre conteúdos com quase 30 anos. Quando o protesto dos internautas estava a ganhar cada vez mais tração, foi silenciado pelas redes sociais. A Weibo apagou todos os conteúdos relacionados com “Friends” e eliminou a hastag #FriendsCensored e outras sobre o mesmo assunto.

A censura na Weibo é uma das formais mais comuns das autoridades chinesas suprimirem polémicas de toda a espécie. Aconteceu o mesmo quando a tenista Peng Shuai denunciou ter sido vítima de abusos sexuais pelo antigo vice-primeiro-ministro do país. Desde domingo, a busca pelo tópico “Friends” não dá qualquer resultado relacionado com a nova censura chinesa à série dos anos 90.

Continue a ler esta notícia