Acordou com a trovoada? Zona de Lisboa atingida por milhares de raios durante a madrugada - TVI

Acordou com a trovoada? Zona de Lisboa atingida por milhares de raios durante a madrugada

Nas redes sociais multiplicam-se os vídeos do fenómeno. Mais de 30 mil descargas elétricas atmosféricas foram registadas em Portugal nas últimas 24 horas

A madrugada desta quarta-feira foi marcada por intensas trovoadas na região de Lisboa e Vale do Tejo. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), nas últimas 24 horas, até às 06:50, foram registadas mais de 20 mil descargas elétricas positivas (raios que transportam carga elétrica positiva do topo da nuvem para o solo) e mais de 10 mil descargas negativas, que correspondem a raios que transportam carga negativa da base da nuvem para o solo e representam a maioria das descargas nuvem-solo (entre 90% e 95%) em Portugal Continental.

Nas redes sociais multiplicam-se os vídeos do fenómeno provocado pela superfície frontal fria de atividade moderada a forte - que vai atravessar Portugal continental durante esta quinta-feira, com ocorrência de precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, e vento forte - e que fez cair milhares de raios na região de Lisboa.

Mas, afinal, o que são estas descargas elétricas? De acordo com o IPMA, "as descargas elétricas, associadas a trovoada, são manifestações extremas da instabilidade atmosférica e um dos fenómenos meteorológicos mais devastadores. Condicionam o funcionamento de numerosas atividades sócio-económicas e podem até causar a perda de vidas humanas".

"A trovoada é um fenómeno meteorológico que ocorre em Portugal associado principalmente à aproximação e passagem de superfícies frontais frias e à ascensão de massas de ar muito húmido resultante de movimentos convectivos que ocorrem por efeito orográfico ou que ocorrem sobre as superfícies terrestres aquecidas pela intensa radiação solar", lê-se no site do IPMA.

O Instituto emitiu aviso laranja para quarta-feira para todo o Portugal continental, com exceção do distrito de Bragança, devido à chuva forte e emitiu também aviso laranja para todos os distritos de Portugal continental, exceto Bragança, na madrugada e manhã de quarta-feira, passando depois a amarelo até à madrugada de quinta-feira por causa da chuva, que pode ser por vezes forte.

Os 17 distritos vão estar igualmente sob aviso amarelo devido à previsão de condições favoráveis à ocorrência de trovoadas e fenómenos extremos de vento na madrugada e manhã de quarta-feira.

O distrito de Bragança vai estar com aviso amarelo por causa da chuva por vezes forte entre as 06:00 e as 15:00 de quarta-feira

O IPMA emitiu ainda aviso amarelo entre a noite de hoje e a manhã de quarta-feira para os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga devido à previsão de vento forte do quadrante sul, com rajadas da ordem de 80 quilómetros por hora (km/h) no litoral, e da ordem de 100 km/h nas terras altas.

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado, e o amarelo, quando há uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Continue a ler esta notícia