Timor: detidos 56 elementos de artes marciais - TVI

Timor: detidos 56 elementos de artes marciais

  • Portugal Diário
  • 31 jan 2007, 08:51

Operação policial visa «devolver a tranquilidade» à população

A polícia das Nações Unidas (UNPOL) e forças militares internacionais lançaram esta quarta-feira em Díli uma operação que resultou até ao momento na detenção de 56 elementos ligados aos grupos de artes marciais que têm protagonizado confrontos na capital timorense.

A operação conjunta, de grande envergadura, conta com elementos da UNPOL, militares australianos - apoiados por blindados de transporte pessoal, um helicóptero e um helicanhão Blackhawk - e a quase totalidade do sub-agrupamento Bravo da GNR.

Os mais de 200 homens envolvidos na manobra - concentrada nos bairros Pité e Ailok Laran - visaram residências de treino dos grupos de artes marciais PSHT e 77-77, bem como habitações.

Entre os 56 detidos contam-se alguns líderes locais dos grupos PSHT e 77-77, disse fonte policial.

De acordo com o comandante da UNPOL no distrito de Díli, o português Leitão da Silva, a operação - que ainda decorre - tem como objectivo «devolver a tranquilidade à população». «A polícia está aqui para cumprir a sua missão, seja de uma forma menos musculada seja de forma mais musculada», alertou o comandante da UNPOL.

A violência entre grupos rivais de artes marciais tem marcado o quotidiano de Díli desde a crise política de Abril e Maio de 2006.

Só nos últimos dez dias registaram-se pelo menos quatro homicídios relacionados com a violência entre grupos rivais, confirmou esta quarta-feira a UNPOL.
Continue a ler esta notícia