ONU quer mais polícias portugueses em Timor - TVI

ONU quer mais polícias portugueses em Timor

  • Portugal Diário
  • - José Pestana, Agência Lusa
  • 6 fev 2007, 01:27

E vai prolongar o mandato da sua missão no território por mais 12 meses

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, propôs esta segunda-feira à noite o prolongamento da missão da ONU em Timor-Leste (UNMIT) por mais 12 meses e o estacionamento de mais uma unidade policial portuguesa em Dili.

Ao mesmo tempo, Ban avisou que a presença de forças policiais da ONU em Timor-Leste poderá ser necessária por mais tempo do que o previsto no ano passado.

Num relatório de 20 páginas entregue ao Conselho de Segurança, Ban afirma que «a situação geral em Timor-Leste melhorou, embora a situação de segurança no país permaneça instável e o clima político incerto».

«As tensões políticas diminuíram em grande parte graças aos esforços, dignos de menção, da liderança timorense a favor do diálogo e da reconciliação», afirma o documento que acrescenta «ser importante que esses esforços continuem e sejam aprofundados para que, através de politicas efectivas, as causas fundamentais da crise possam ser resolvidas a longo prazo».

Ban Ki-moon alerta no seu documento para o facto de apesar desses esforços, Timor-Leste «continuar a fazer face a muitos desafios que poderão aumentar nos próximos meses, à medida que se prepara para as primeiras eleições nacionais desde a restauração da independência em 20 de Maio de 2002».

Na «generalidade» e embora a situação de segurança em Timor «permaneça instável, a tendência tem sido para períodos cada vez maiores de calma e menos casos de violência», diz o documento que acrescenta que Díli continua a ser o «principal centro de incidentes de violência», sendo a segurança ainda «frágil» em vários bairros da cidade.
Continue a ler esta notícia