Veleiro com cerca de uma tonelada de cocaína intercetado em alto mar pela PJ - TVI

Veleiro com cerca de uma tonelada de cocaína intercetado em alto mar pela PJ

  • Henrique Machado
  • notícia atualizada às 11:25
  • 1 jun 2023, 09:15

Autoridades fizeram uma detenção. Veleiro deve chegar esta quinta-feira à base do Alfeite

Relacionados

Um veleiro com cerca de uma tonelada de cocaína e origem no Suriname foi interceptado pela Polícia Judiciária em alto mar, com a droga apreendida e um tripulante detido, apurou a CNN Portugal.

A informação chegou a Portugal através do Centro de Análises e Operações Marítimas, nos últimos dias, e a PJ avançou com a operação.

O veleiro deverá chegar esta quinta-feira à base do Alfeite, em Almada, para onde será rebocado.

Em comunicado, a PJ revela que desencadeou, nos últimos dias, "uma operação de combate ao tráfico internacional de estupefacientes por via marítima no decurso da qual foi possível localizar e depois intercetar, em alto mar, uma embarcação de recreio suspeita de estar a ser utilizada no transporte de grande quantidade de produto estupefaciente".

Segundo a declaração das autoridades, a embarcação em causa, com cerca de 16 metros de cumprimento, "estava a fazer a travessia do Oceano Atlântico entre a América Latina e a Europa". 

"Na sequência das buscas realizadas à referida embarcação, foram encontradas e aprendidas significativas quantidades de cocaína, procedendo-se, também, à detenção em flagrante delito do único tripulante, um homem estrangeiro de 53 anos de idade".

O comunicado da PJ informa ainda que "esta operação, que foi desencadeada no âmbito de inquérito dirigido pelo DIAP de Lisboa, contou com a colaboração da Drugs Enforcement Administration (DEA) dos EUA, a Direction Nationale du Renseignement et des Enquêtes Douanières (DNRED), de França, e também com o apoio do Maritime Analisys and Operations Centre – Narcotics (MOC-N) com sede em Lisboa".

Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos