Madrid vai proibir as trotinetes elétricas alugadas através de aplicações móveis, depois de os três operadores que têm licença terem falhado em garantir limites de circulação ou o parqueamento seguro dos veículos.
O anúncio foi feito pelo autarca da cidade, sendo que as trotinetes da Lime, Dott e Tier Mobility vão passar a ser proibidas a partir de outubro.
De resto, José Luis Martínez-Almeida garantiu que a capital espanhola não planeia voltar a conceder autorizações a trotinetes elétricas no futuro.
“O mercado foi incapaz de cumprir os requisitos da autarquia para assegurar um maior nível de segurança aos cidadãos”, refere o comunicado assinado pelo autarca.
O sistema de partilha deste tipo de veículos tem começado a gerar uma grande oposição nas maiores cidades europeias, nomeadamente por causa dos muitos acidentes provocados, mas também porque os utilizadores não estacionam, em grande parte das vezes, da melhor forma, deixando a rua e os passeios cheios de trotinetes.
Antes de Madrid, também Paris anunciou uma proibição semelhante, sendo que nesse caso houve mesmo um referendo favorável à decisão.
O desejo de limitar ou proibir a circulação de trotinetes em espaço público é antigo na autarquia de Madrid. Desde 2023 que a capital espanhola tem vindo a apertar o controlo, na tentativa, agora assumidamente falhada, de controlar o mercado.
Por isso mesmo autorizou apenas três operadores: a neerlandesa Dott, a alemã Tier Mobility e a norte-americana Lime, disponível através da aplicação da Uber. Para cada uma delas era possível operar duas mil trotinetes.
Era esperado que as empresas dessem à autarquia acesso aos dados de utilizadores, sendo que os operadores também foram ordenados a implementar uma tecnologia que forçasse os consumidores a deixar as trotinetes em áreas especificamente autorizadas. Além disso passaria a ser proibido alugar trotinetes em ruas exclusivamente pedonais ou em zonas históricas.
O comunicado da autarquia de Madrid sublinha que tudo isso falhou, por isso avançou-se para a decisão agora conhecida.