Portugal tem uma dependência crónica do Turismo e Imobiliário, diz guia de investimento Why Portugal - TVI

Portugal tem uma dependência crónica do Turismo e Imobiliário, diz guia de investimento Why Portugal

  • ECO - Parceiro CNN Portugal
  • Frederico Pedreira
  • 18 dez 2022, 09:00
Turismo em Portugal (Lusa)

A Macedo Vitorino lançou uma nova edição do guia de investimento Why Portugal. Este relatório orienta investidores estrangeiros que queiram investir em Portugal

Relacionados

A Macedo Vitorino lançou uma nova edição do guia de investimento Why Portugal. Este relatório anual contém informações sobre temas fundamentais a ter em conta pelos investidores estrangeiros que considerem investir em Portugal, nomeadamente sobre a criação e organização de empresas, regulação do trabalho, direito fiscal, proteção da propriedade intelectual, investimento imobiliário e o sistema judicial.

“A edição de 2023, começa por realçar que Portugal já superou o impacto económico da pandemia, mas enfrenta as pressões inflacionistas provocadas provocada pelas perturbações nos canais de distribuição, pela pressão dos custos laborais, pelo excesso de liquidez que resultou dos apoios públicos durante a pandemia e pela guerra na Ucrânia”, refere o escritório em comunicado.

O relatório sublinha ainda que os investidores continuam a mostrar-se “confiantes” nos investimentos de longo prazo, nomeadamente energia, turismo e imobiliário, apesar das “perspetivas pouco otimistas para a economia europeia e portuguesa em 2023”. “O PRR melhora também as perspetivas para 2023″, acrescentam.

O relatório Why Portugal destaca como fatores de atração do investimento a segurança, a baixa conflitualidade social e a natureza inclusiva e aberta da sociedade portuguesa, com baixos níveis de racismo, tensões religiosas e preconceitos sexuais, o que “contrasta com a agitação social vivida em muitos outros países desenvolvidos nos últimos anos”.

“O relatório Why Portugal reflete a realidade de um país ainda marcado pela pandemia e por uma dependência já crónica do turismo e do imobiliário. O PRR promete investimentos significativas, principalmente na administração pública e no setor público. Esperemos que se concretizem e tragam melhorias ao funcionamento da administração e da justiça” sublinhou António de Macedo Vitorino, sócio responsável pelo projeto.

A Macedo Vitorino publica anualmente o relatório Why Portugal, disponível online desde 2018, numa plataforma que contem informação jurídica e económica, nomeadamente: legislação, formulários oficiais, relatórios internacionais e nacionais. Pode consultar a edição deste ano aqui.

“Continuamos pessimistas quanto à capacidade de Portugal ultrapassar os seus défices crónicos na regulação, justiça e administração. Mas acreditamos e fazemos o nosso melhor para promover o investimento estrangeiro em Portugal e oferecer ferramentas inovadoras e uteis para os investidores. O relatório Why Portugal faz parte desse esforço” acrescentou António Vitorino.

Continue a ler esta notícia

Relacionados