Nova ponte liga a Europa à Ásia em seis minutos - TVI

Nova ponte liga a Europa à Ásia em seis minutos

  • CNN
  • 3 abr 2022, 09:00
Nova ponte

No passado dia 18 de março, o presidente Tayyip Erdogan inaugurou uma ponte suspensa no Estreito de Dardanelos, a mais recente de uma série de grandes projetos de infra-estruturas que o presidente priorizou durante as suas duas décadas no poder.

A Ponte de Canakkale 1915, que liga as costas europeias e asiáticas da Turquia, foi construída por empresas turcas e sul-coreanas com um investimento de 2,5 mil milhões de euros. Tem o maior vão principal (a distância entre as duas torres) de todas as pontes suspensas do mundo.

Estes grandes projetos têm sido o foco central das conquistas de Erdogan desde que o seu partido AK chegou ao poder pela primeira vez em 2002. Para além da ponte, estão entre estes projetos: o novo aeroporto de Istambul, túneis ferroviários e rodoviários sob o estreito de Bósforo de Istambul, e uma ponte sobre o mesmo.

“Estas obras continuarão a dar lucro ao Estado durante muitos anos”, disse o presidente turco durante a cerimónia de abertura no aniversário da vitória de uma batalha naval das forças otomanas de 1915 contra as tropas francesas e britânicas nos Dardanelles durante a Primeira Guerra Mundial.

“Estes projectos têm uma grande percentagem na colocação do nosso país à frente em investimentos, mão-de-obra e exportações”, disse ele.

No ano passado, o presidente turco lançou aquilo a que anteriormente chamou o seu “projeto louco”: um canal de 13 mil milhões de euros em Istambul que visava aliviar a pressão do trânsito no Estreito de Bósforo.  No entanto, os críticos questionaram a viabilidade do projeto, devido aos males económicos da Turquia, aos riscos ambientais e à oposição pública.

Aventura dispendiosa

A equipa aerobática atua na inauguração da Ponte de Canakkale 1915.
Sergen Sezgin/Anadolu Agency/Getty Images

Antes das eleições nacionais marcadas para 2023, as sondagens de opinião mostraram um deslize na popularidade de Erdogan e do seu Partido AK, aumentando as expectativas da oposição de o destituir.

O CHP, o partido principal de oposição, criticou o custo estimado da ponte para o orçamento público, tendo os meios de comunicação social afirmado que o contrato construção, exploração e transferência inclui uma garantia de pagamento anual de 380 milhões de euros ou um total de 6 mil milhões de euros no período de duração do acordo.

Para utilizar a ponte, o presidente Turco anunciou que o custo para os veículos de passageiros seria de 200 liras (12,31 euros).

O trabalho no projeto da ponte de Dardanelles foi iniciado em Março de 2017 e contou com mais de 5 mil trabalhadores na sua construção.

O vão central suspenso de 2.023 metros de comprimento é uma alusão ao 100º aniversário da fundação da República Turca, assinalado no próximo ano. É a quarta ponte que liga as costas europeias e asiáticas na Turquia, juntamente com as três construídas em Istambul. As suas torres têm 318 metros de altura e o comprimento total da ponte é de 4,6 km, incluindo os viadutos de acesso.

Até à data, os veículos que viajavam entre a Anatólia e a península de Gallipoli tinham de atravessar os Dardanelles numa viagem de ferry de uma hora, a qual ainda incluía um tempo de espera que chegava a ser de cinco horas. A viagem demorará agora cerca de seis minutos.

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