Novo sismo de grande intensidade na Turquia: há vítimas e edifícios destruídos - TVI

Novo sismo de grande intensidade na Turquia: há vítimas e edifícios destruídos

  • CNN Portugal
  • NM
  • 20 fev 2023, 17:51
Novo sismo em Hatay, Turquia (Yasin Akgul/Getty Images)

Centro Sismológico Euro-Mediterrânico coloca o epicentro do abalo a dois quilómetros de profundidade. Também no Egito e no Líbano, foi possível sentir o terramoto

Relacionados

Um novo sismo de magnitude 6,3 na escala de Ritcher foi sentido na região de Hatay na fronteira entre a Turquia e a Síria. O epicentro do abalo ocorreu a cerca de dois quilómetros de profundidade, esta segunda-feira. A informação está a ser avançada pela agência Reuters que cita a o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.

A agência governamental de socorro da Turquia (AFAD) já confirmou a morte de três pessoas, esclarecendo que quase outras 300 vítimas foram transferidas para o hospital, das quais cerca de 20 estão em condição crítica. Refere a mesma organização que um outro sismo, de magnitude 5,8, foi sentido minutos após o primeiro. Ao todo foram registados 32 abalos nas últimas horas naquela região.

O sismo foi sentido em vários outros países, incluindo na Síria, onde há mais de uma centena de feridos a registar. Egito e Líbano também tremeram.

O vice-presidente da Turquia referiu que os serviços de emergência receberam 28 notificações de locais onde é necessária intervenção, sendo que já estão contabilizados oito feridos. "Não há que entrar em pânico, todas as nossas equipas estão no terreno e ajudarão quem precisar", garantiu Fuat Oktay.

Relata a CNN Turquia que para os diferentes locais foram mobilizadas várias ambulâncias, equipas de resgate e veículos militares, nomeadamente para o centro de Antáquia, capital da província de Hatay, onde há pessoas presas nos escombros de alguns edifícios que caíram na sequência do mais recente sismo, sendo que as autoridades avisaram a população para não entrar nos edifícios danificados.

Em Samandag, por exemplo, a eletricidade foi abaixo, poucos dias depois de se ter recuperado as instalação elétrica. Já o hospital de Iskenderun, onde estavam a ser tratadas vítimas do primeiro abalo, foi evacuado por receios de que venha a ceder. Os feridos foram transferidos para Payas. De Hatay chegam várias imagens, incluindo uma que mostra o momento do abalo e várias luzes ao fundo.

De acordo com duas testemunhas entrevistadas pela Reuters, o terramoto foi forte e voltou a provocar danos nos edifícios no centro da cidade Antáquia, cidade turca que há duas semanas foi atingida por sismo com magnitude superior a 7,5 e que provocaram mais de 40 mil mortes.

“Achei que a terra se ia abrir debaixo dos meus pés. Vai haver mais alguma réplica?”, questionou Muna Al Omar, residente de Antáquia, enquanto segurava o filho de sete anos ao colo. No local chegam vários outros relatos de pânico e de pessoas nas ruas.

Mais de 44 mil pessoas morreram na Turquia na sequência dos dois fortes sismos que atingiram o país e o norte da Síria em 6 de fevereiro, avançaram hoje as autoridades, que resgataram duas pessoas dos escombros.

Uma vez que o sismo se deu perto da costa as autoridades emitiram um alerta de tsunami, o qual já foi levantado entretanto.

Continue a ler esta notícia

Relacionados