Quimiparque: anunciada nova fase de descontaminação - TVI

Quimiparque: anunciada nova fase de descontaminação

Ambiente

Presidente da Câmara do Barreiro explica que estudo dos solos já está a ser feito

Relacionados
O presidente da Câmara do Barreiro, Carlos Humberto, considerou o investimento na descontaminação e requalificação dos solos como um passo importante para o concelho e referiu que ainda vai existir uma nova fase neste processo.

«O investimento do Ministério do Ambiente é um passo positivo para o Barreiro que pretendemos. Vão actuar no território da Quimiparque na área que estava estudada ao nível dos solos, mas uma outra medida, que já está a decorrer, é o estudo do que resta do território», disse à Lusa o autarca comunista.

O Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território vai investir mais de 18 milhões de euros no processo de descontaminação e reabilitação dos solos na Siderurgia Nacional, no Seixal, e na Quimiparque, no Barreiro.

Carlos Humberto explicou que se está a avançar a «passos largos» no estudo dos solos da Quimiparque, de modo a que seja possível avançar depois para a sua descontaminação, o que vai ser realizado de uma forma faseada.

«Pelas informações que tenho já está no terreno o estudo dos solos. Este anúncio é uma segunda fase mas falta ainda uma terceira fase, para a qual penso que também está garantido o financiamento, que é a remoção final de todos os produtos que afectam os solos», explicou.

O território da Quimiparque está incluído no projecto Arco Ribeirinho Sul, mas Carlos Humberto garantiu que esta decisão não está relacionada com o projecto.

«Esta medida é anterior ao Arco Ribeirinho Sul e iria avançar mesmo sem esse projecto. Nesta altura ainda não foi dada posse aos órgãos do Arco Ribeirinho Sul e aproveito para solicitar que tal aconteça o mais rápido possível, para que se possa avançar», concluiu.
Continue a ler esta notícia

Relacionados