Poucos portugueses vêem veículo eléctrico como alternativa - TVI

Poucos portugueses vêem veículo eléctrico como alternativa

Carro movido a electricidade

Mais de metade dos participantes no inquérito garantem que não tencionam comprar um veículo eléctrico se o preço for mais elevado

Relacionados
Apenas 5,4 por cento dos portugueses encaram veículo eléctrico como alternativa ao seu carro actual, conclui um estudo divulgado pela Agência para a Energia (ADENE), citado pela Lusa.

Do total de 1663 inquiridos em todo o país, 96,5 por cento conhecem ou têm informação sobre o assunto e, em média, 11,7 por cento dizem ter a intenção de adquirir um veículo eléctrico.

Os veículos a gasolina ou gasóleo de baixo nível de emissão de poluentes têm a preferência de 12,9 por cento dos participantes no estudo e o veículo híbrido, que contempla tanto a possibilidade de utilizar a energia eléctrica como combustível, reúne 7,1 por cento de intenções de compra.

Os portugueses ponderariam a mudança para um veículo eléctrico se tivessem incentivos como redução do imposto automóvel (para 41,7 por cento), benefício fiscal no IRS (35,1 por cento) ou redução no preço do carro (24,1 por cento) ou redução do IVA (23,8 por cento).

Mais de metade dos participantes no inquérito (55,7 por cento) garantem que não tencionam comprar um veículo eléctrico se o preço for mais elevado que o pago por um automóvel tradicional.
Continue a ler esta notícia

Relacionados