A carta de amor de um fotógrafo ucraniano para a sua terra (algumas destas imagens são de locais agora destruídos) - TVI

A carta de amor de um fotógrafo ucraniano para a sua terra (algumas destas imagens são de locais agora destruídos)

  • CNN
  • Oscar Holland
  • 24 dez 2022, 21:00
Foto

Yevhen Samuchenko ofereceu entretanto o drone com que fotograva aos militares ucranianos, para o usarem em combate

Numa fotografia de drone de Yevhen Samuchenko, o lago Lemúria, designado por “Mar Morto da Ucrânia”, assume uma qualidade surrealista e de outro mundo. As suas águas rosadas pelas algas, a sua linha costeira marcada pelos depósitos de sal branco, a massa de água que poderia facilmente ser confundida por uma pintura abstrata, não fosse a presença de duas pequenas figuras e o carro perto das mesmas.

“Eu queria mostrar a escala da paisagem, porque quando se vê as pessoas muito pequenas, compreende-se o tamanho do local”, afirmou Samuchenko, através de um tradutor, numa chamada de vídeo da sua casa, na cidade ucraniana de Odessa. “Mas também quero que o espectador possa imaginar que é como estas pessoas - para os convidar a entrar na fotografia.”

A missão do fotógrafo de mostrar a beleza natural da Ucrânia ganhou nova urgência após a invasão russa em fevereiro. Desde que Samuchenko captou esta imagem, intitulada “White Car & Two People”, em 2019, a região em que se situa o lago, Kherson, tem sido parcialmente ocupada pelas forças de Vladimir Putin.

No entanto, quando Samuchenko o visitou, o lago era um local pacífico - acessível apenas por “estradas muito más” e com muito poucas infraestruturas turísticas, explicou ele. As figuras frente a frente na imagem são dois dos colegas fotógrafos de Samuchenko, embora ele diga que o momento partilhado pelos seus dois amigos foi espontâneo, não pousavam para nenhuma fotografia.

As fotografias de Samuchenko do Lago Lemúria foram reconhecidas por vários grandes prémios de fotografia. Crédito: Yevhen Samuchenko

“White Car & Two People” foi desde então selecionada para o prestigioso concurso Earth Photo 2022, ao passo que a série mais vasta do fotógrafo no Lago Lemúria, intitulada “At the Pink Planet”, foi reconhecida pelos concursos Sony World Photography Awards e Travel Photographer of the Year.

‘A minha linha da frente’

Samuchenko doou recentemente o seu drone aos militares ucranianos, e declarou que atualmente lhe é impossível trabalhar como fotógrafo. Mas num conflito que pode depender do apoio de aliados, espera que o seu trabalho ainda possa contribuir para o esforço de guerra apelando aos corações e mentes. “É a minha linha da frente”, afirmou.

Durante o verão, Samuchenko publicou um livro com quase 150 das suas fotografias, incluindo muitas de regiões devastadas pelo conflito, tais como Mykolaiv e Zhytomyr Oblasts. “The Beauty of Ukraine”, que foi fotografado ao longo de dois anos, funciona como um levantamento da vasta e variada geografia do país, abrangendo tanto paisagens naturais como paisagens transformadas pelo homem.

Tal como as suas imagens do Lago Lemúria, as fotografias pitorescas revelam simetrias, padrões e formas ocultas. Desfiladeiros, leitos de rios, florestas e terras agrícolas rebentam de cor e assumem uma nova beleza surreal quando vistas de cima.

O novo livro de Samuchenko mostra as vastas e variadas paisagens da Ucrânia. Crédito: Yevhen Samuchenko

O livro de Samuchenko já estava em produção quando a guerra começou. Alguns dos lugares apresentados foram desde então destruídos, segundo a autora Lucia Bondar, que escreveu o texto de acompanhamento.

“Até a natureza sofreu por causa desta terrível guerra”, disse ela, acrescentando: “É muito importante mostrar agora ao mundo o outro lado da Ucrânia. Todos os dias, o planeta inteiro vê estas imagens dramáticas nos seus ecrãs, em tempo real. Eles veem esta dor e estas lágrimas... No nosso livro podem ver o outro lado da Ucrânia - do nosso povo, das nossas vidas e de pura beleza.”

“The Beauty of Ukraine: Landscape Photography”, publicado por teNeues, já está disponível.

Continue a ler esta notícia