É oficial: Festival Eurovisão da Canção 2023 será no Reino Unido - TVI

É oficial: Festival Eurovisão da Canção 2023 será no Reino Unido

  • CNN Portugal
  • CV
  • 25 jul 2022, 13:02
Kalush Orchestra (AP Photo/Luca Bruno)

O objetivo é tornar o evento um verdadeiro reflexo da cultura ucraniana

Relacionados

O Festival Eurovisão da Canção 2023 será realizado no Reino Unido, de acordo com a União Europeia de Radiodifusão (EBU) e a BBC.

Tim Davie, diretor-geral da BBC afirmou em comunicado que "é com grande pesar que os nossos colegas e amigos na Ucrânia não podem acolher o Festival Eurovisão da Canção 2023", no entanto, "acolher a maior e mais complexa competição de música do mundo é um grande privilégio"

"A BBC está empenhada em tornar o evento um verdadeiro reflexo da cultura ucraniana, além de mostrar a diversidade da música e da criatividade britânicas. A BBC começará agora o processo para encontrar uma cidade anfitriã para fazer parceria connosco, na entrega de um dos eventos mais emocionantes do Reino Unido em 2023", revelou Tim Davie

Mykola Chernotytskyi, chefe do conselho de administração da emissora ucraniana UA:PBC, acrescentou que "O Festival Eurovisão da Canção 2023 não será na Ucrânia, mas sim em apoio à Ucrânia. Somos gratos aos nossos parceiros da BBC por mostrarem solidariedade connosco. Estou confiante de que juntos seremos capazes de acrescentar o espírito ucraniano a este evento e mais uma vez unir toda a Europa em torno de nossos valores comuns de paz, apoio, celebração da diversidade e do talento."

A Ucrânia venceu, em maio, o 66.º Festival Eurovisão da Canção, em Turim, Itália, com o tema “Stefania”, interpretado pela Kalush Orchestra. Por ter vencido o concurso, a Ucrânia deveria ser no próximo ano o país anfitrião, tal como aconteceu em 2005 e 2017.

Continue a ler esta notícia

Relacionados