Uma ameaça de bomba obrigou este sábado à evacuação do centro de Varsóvia.
De acordo com o portal de notícias polaco Onet, um homem subiu a um monumento na Praça Pilsudski, a maior da capital polaca, e ameaçou fazer-se explodir. Segundo a mesma fonte, o homem tinha uma mochila e um "objeto não identificado" na mão esquerda. A jornalista da BBC Sarah Rainsford está em Varsóvia e publicou no X uma fotografia do local.
Major police deployment in central Warsaw with reports that this man is claiming he has a bomb. Reasons unclear. Streets around are all blocked off. pic.twitter.com/HzyzRcXElN
— Sarah Rainsford (@sarahrainsford) October 14, 2023
Após três e meia horas de negociações com as autoridades, o homem decidiu entregar-se à polícia. "Eles [polícias] abordaram-no, mas depois houve uma declaração muito preocupante, que indicava que havia um perigo muito real para as pessoas na praça", disse Sylwester Marczak, porta-voz da polícia de Varsóvia.
O monumento em questão é o Memorial às Vítimas da Catástrofe de Smolensk. Este marco lembra as vítimas do desastre aéreo ocorrido a 10 de abril de 2010 naquela cidade russa e que matou, entre outros, o então presidente polaco Lech Kaczynski.
Este incidente ocorreu na véspera das eleições legislativas na Polónia.