José Luís Carneiro visitou, esta sexta-feira, a nova redação do Jornal de Notícias, no Porto, na sequência das últimas notícias que envolvem um despedimento coletivo na Global Media Group, detentora do jornal centenário.
Apresentando-se como candidato a líder do PS, descreve o JN como "uma das mais importantes instituições da região norte, cuja história está ligada aos valores da República e, muito particularmente, à qualidade da vida democrática do nosso país".
Aos jornalistas, Carneiro garante estar "atento" ao setor jornalístico "em tempos tão exigentes", e deixa um apelo à administração para que "haja um cuidado especial com a denominada responsabilidade social das empresas".
"A maior importância de responsabilidade social tem que ver com o respeito pelos trabalhadores que fazem a vida das empresas. As empresas existem, porque existem trabalhadores que dão o melhor de si nas suas vidas e se entregam às instituições", continua.
José Luís Carneiro manifesta ainda algum pesar face à mudança de edifíco do JN, que foi transferido para o a Rua Monte dos Burgos, recordando o lançamento da primeira edição deste jornal.
"Uma imprensa livre, plural. Uma imprensa que cumpra as suas funções de escrutínio, que cumpra as suas funções de informação e também de pedagogia para os valores constitucionais e para os valores democráticos é essencial para a vida democrática".