VÍDEO SEGUINTE
Descrição

S. Jorge vive crise sísmica "fora do normal"

"Temos aqui uma crise na ilha de S. Jorge que não é normal, é mais frequente em S. Miguel", diz o especialista em sismologia Nuno Dias. É preciso recuar a 1964 para encontrar uma situação semelhante, acrescenta o também professor do ISEL. 

Essa erupção teve contornos semelhantes aos atuais: começou em fevereiro e terminou com uma erupção vulcânica semanas depois no mar, a cerca de 10 quilómetros a ocidente das Velas. 

Neste momento, diz o especialista, "a maioria da sismicidade é profunda". "Não há ainda indícios de sismo ou erupção vulcânica", mas, acrescenta, "em La Palma começámos por ter uma atividade sísmica bastante intensa e mais ou menos localizada e depois tivémos uma erupção

O que esperar no futuro? "Podemos observar uma situação em que temos esta atividade sem incremento significativo ou pode acontecer um sismo de maior magnitude. Estamos a falar de qualquer coisa como 4 ou 4 e tal que, em terra, já pode provocar estragos. E/ou uma erupção vulcânica". 

Desde a colonização dos Açores há registos de duas erupções nesta zona, no século XVI e no século XIX. "Houve vários sismos sentidos antecedendo a erupção, portanto todas as hipóteses estão em aberto". 

Por precaução, adiantou o especialista no programa "Esta Manhã", "os doentes das Velas estão a ser transferidos para a Calheta ou outras ilhas".

23 mar 2022, 16:38
Últimos
Últimos