A Câmara Municipal de Sintra vai obrigar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a vedar e limpar o mato à volta de um edifício que o SEF tem há anos ao abandono.
O abandono deste este imóvel, que custa ao Estado quase 4 mil euros por mês de renda, foi revelado há duas semanas pelo Exclusivo da TVI (do grupo da CNN Portugal).
A autarquia viu a reportagem e resolveu agir: "A vedação, limpeza preventiva do terreno e o corte de alguns dos acessos ao interior do edifício estão entre as obrigações que decorrem dessa notificação”.
O projeto do Ministério da Administração Interna, suspenso desde 2019, era trazer para a freguesia de Colares o Centro de Instalação Temporária da região de Lisboa para os estrangeiros que chegam ao país de forma irregular.
A suspensão do projeto já desperdiçou cerca de meio milhão de euros dos contribuintes em rendas e obras paradas há quase quatro anos.
Mais grave: o mato que cresce à volta do edifício, sem limpeza há anos, agrava o risco de incêndio em pleno Parque Natural de Sintra-Cascais.