Jason Breen nem queria acreditar que estava vivo. O residente de Newport, de 55 anos, estava a praticar wingfoil (prática semelhante ao windsurf) na praia de Mona Vale, em Sydney, na Austrália, quando o improvável aconteceu: uma baleia jubarte saltou da água e aterrou em cima dele, arrastando-o cerca de seis a nove metros para debaixo de água.
"Merda, acabei de ser atingido por uma baleia", ouve-se Breen dizer no vídeo depois de voltar à superfície.
O momento - que foi gravado pela GoPro que Breen tinha consigo - também foi filmado por um homem que observava o mar do alto do monte.
Quando chegou a terra, Breen contou aos colegas o que tinha acontecido, mas estes não acreditavam.
"Eles disseram 'Sim, claro!' Pensaram que eu estava a contar uma história inventada, mas depois apercebi-me que a minha GoPro tinha captado tudo", conta ao The Guardian.
O praticante de windfoil explicou que enquanto se debatia debaixo da baleia conseguiu sentir-lhe a pele, acreditando tratar-se de um animal jovem.
"Para ser sincero, pensei que tinha morrido. Por uns segundos, pensei: 'Isto é que é morrer'", contou, acrescentando que teve sorte por se tratar de uma baleia jovem porque caso contrário não estaria vivo para contar a história. "Não há maneira de eu estar aqui, de certeza que já teria morrido. Foi realmente um caso num milhão."
🔥 Guy surfs into breaching whale pic.twitter.com/uKtmttcXJI
— NatureIsAmazing (@OurNatureRocks) October 25, 2023