JÚ ÁVILA
Rita Salema
Jú é filha bastarda do marido de Emília. Tia de Teresa e Vasco, e sempre muito cúmplice de ambos, vendeu a sua parte da fábrica para investir nos seus negócios. Foi uma grande aliada de Vasco e Teresa contra Emília no romance destes.
É uma mulher bem conservada e diz, com graça, que isso tem a ver com o facto de não ter preocupações familiares. Classe média alta, é altamente bem sucedida em tudo o que faz, também porque não tem filhos consegue poupar imenso dinheiro e viver lindamente o dia a dia, viaja muito e anda sempre de um lado para o outro sem olhar a “travões”. Empresária numa agência de eventos, sócia de um restaurante da moda que gere, assumiu a responsabilidade da creche em Azeitão dos Ávila.
É a “tia louca”, muito rica a nível humano, é genuinamente boa, dá tudo o que tem e não tem, partilha, quer ver as pessoas felizes, adora liberdade, ama homens e não o esconde, sobretudo os mais novos e bem constituídos, é muito assumida sem nunca cair no ordinário, com um sentido de humor único. Uma mulher positiva, sofisticada e um pouco à frente para o seu tempo e país.