Leonor Castro Elias
Beatriz Leonardo
Leonor é uma adolescente irreverente que diz sempre o que pensa de forma frontal – o que acaba, muitas vezes, por magoar os outros. Muito inteligente e avançada para a idade, interessa-se sobre os grandes temas da atualidade e está sempre a par dos acontecimentos do mundo.
Os adolescentes da idade de Leonor acham-na muito estranha e não percebem metade daquilo que ela diz. Leonor, por seu turno, acha que os colegas são acéfalos (e alguns professores também!) e só se dá com pessoas mais velhas. Com a mãe a relação é pacífica. Inês reconhece-lhe um espírito de liderança que, a seu ver, pode levá-la longe. Já com o pai sempre houve mais tensão.
Na escola, Leonor tem muita facilidade, embora se recuse a estudar matérias que considera inúteis para a sua formação. É muito crítica em relação ao sistema de ensino em que está inserida – considerando-o castrador das potencialidades dos alunos – e isso causa bastantes dores de cabeça aos professores. É a única rapariga na equipa de Futsal, mas
irá empenhar-se em formar a primeira equipa de Futebol exclusivamente feminina do colégio.