Festa é festa

Inês Herédia fala sobre a parentalidade em casais homossexuais: «É dos poucos casos que a lei favorece a mulher e não o homem»

  • 7 dez 2023, 10:09
Inês Herédia fala sobre a parentalidade em casais homossexuais: «É dos poucos casos que a lei favorece a mulher e não o homem» - TVI

A atriz esteve presente no Podcast “Pais Sem Livro de Instruções”, apresentado por Helena Coelho.

Inês Herédia esteve presente no Podcast “Pais Sem Livro de Instruções”, onde Helena Coelho é a apresentadora. Neste Podcast, aborda-se diferentes aspetos do universo da parentalidade, onde pais e mães partilham a sua experiência pessoal. Desconstrói-se estereótipos tradicionais e debate-se a importância de uma paternidade ativa.

Nesta conversa, Inês Herédia fala sobre a parentalidade em casais homossexuais e, juntamente com Helena Coelho, mergulham nas experiências únicas e diversificadas de pais do mesmo sexo, que enfrentam os desafios do preconceito e as alegrias de criar filhos num mundo cada vez mais inclusivo.

Helena Coelho faz perguntas como: "Como é que abordas o tema da parentalidade na tua vida?", "Como é que lidas com a afirmação: O papel do pai é fundamental e que sem ele "nada acontece", entre outras.

 

Inês Herédia confessa: "Temos muita consciência que esta é a primeira geração, pelo menos em Portugal, de filhos com dois pais e duas mães, que é legal há relativamente pouco tempo, desde 2018. E, mesmo assim, é só para as mulheres, no caso dos homens têm de adotar. Não tens a barriga de aluguer em Portugal. É dos poucos casos que a lei favorece a mulher e não o homem".

A atriz revela, também, que: "Para eles (filhos) é normal terem duas mães, é a realidade que eles conhecem. E olham à volta e há um pai e uma mãe. Eles têm todos os casos à volta. Sempre tivemos muita consciência de que a coisa mais importante de todas é dizer a verdade. Mas em todos os assuntos, não vale a pena mentir".

Chegando à idade das perguntas, Inês confessa qual foi a primeira vez que surgiu o tema dos filhos terem duas mães: "A primeira vez surgiu o ano passado, a seguir ao dia da mãe, curiosamente, e um deles perguntou: Porque é que eu não tenho pai e tenho duas mães? E, a nossa resposta foi: Porque há meninos que têm duas mães, há meninos que têm uma mãe e um pai, há meninos que só têm um pai, há meninos que não têm nem mãe, nem pai, e são os avós. E depois há outros meninos que não têm ninguém. E, para eles, é mais do que suficiente esta resposta".  

De relembrar que, Inês Herédia, a atriz que dá vida a Nelinha em «Festa é Festa», está casada com Gabriela Sobral, diretora de Conteúdos e Produção, na Plural Entertainment, desde fevereiro de 2018 e têm dois filhos em comum: os gémeos Tomás e Luís. 

Aproveite e veja a atriz a representar em «Festa é Festa»:

Relacionados

Festa é Festa

Mais Festa é Festa