Em «A Protegida», Óscar (Joaquim Horta) e Gonçalo (João Bettencourt) revelam que José Diogo (Pedro Sousa) vai sair em liberdade amanhã. Pela primeira vez JD mostra alguma emoção. JD abraça Gonçalo e Óscar tira-lhes uma foto e envia para Teresa, dizendo que estão juntos novamente.
Teresa (Sandra Faleiro) agradece ao advogado por ter conseguido libertar JD e entrega-lhe um cheque como forma de pagamento. Teresa chora de alívio e emoção. Depois vê a foto que Óscar lhe enviou e emociona-se ainda mais.
José Diogo é libertado. JD sai da prisão e surpreende-se ao ver Mariana (Matilde Reymão) à sua espera. Ela está mais séria e sofrida. JD abraça Mariana para ter a certeza de que ela está mesmo ali, mas Mariana solta-se e diz que dele só quer distância. JD fica confuso e pergunta pelo bebé. Mariana diz que ficou sem ele, assim como tudo o que tinha, por causa de JD. JD diz que nunca mais vai largar Mariana, mas ela diz-lhe que a Mariana que ele conhecia morreu e pede-lhe para nunca mais lhe aparecer à frente. Mónica (Catarina Nifo) não quer acreditar quando vê Mariana ali. Mariana vai embora e JD fica de rastos. Teresa observa tudo ao longe, emocionada. Promete proteger o filho.
Teresa conta a Óscar como foi a saída de JD da prisão e como se sente muito mais aliviada. Teresa quer compensar JD por tudo o que passou e não vai descansar enquanto ele e Mariana não ficarem juntos.
Teresa entrega um porta-chaves a Óscar e pede-lhe para o entregar a JD. Óscar pergunta-lhe com que justificação e Teresa fita-o sem revelar.
Recorde-se que JD foi preso por ser considerado culpado do desaparecimento de Mariana: