Em «A Protegida», Laura (Alexandra Lencastre) dá a notícia à família, sobre a possibilidade de Mariana (Matilde Reymão) ter morrido numa explosão na África do Sul. Benedita (Maria do Céu Guerra) quase que desfalece e tem de ser apoiada por Virgílio (Diogo Morgado).
Laura e Jorge apoiam Benedita. Virgílio também está perturbado. De repente Benedita levanta-se e diz que não pode ser verdade. Benedita encaminha-se para a estufa, completamente desvairada. Ficam todos aflitos e vão atrás dela.
Benedita deixa-se cair de joelhos junto da flor de lis, dilacerada pela dor. Benedita acreditava que aquela flor era um símbolo de esperança, mas afinal enganou-se. Laura diz que não vale a pena agarrarem-se a crenças, pois a realidade é demasiado dura. Abraçam-se as duas a chorar. Jorge fica angustiado ao vê-las assim.
Laura e Benedita dormiram na cama de Mariana. Acordam e lembram-se porque estão ali. Benedita diz que não tem fome e Laura teme que a mãe volte a cair na depressão em que já esteve. Benedita diz que agora está diferente. Agora sabe o que aconteceu e quer honrar a memória da neta.
Recorde-se que Mariana teve um acidente e desapareceu: