Festa é festa

Exclusivo: Belavidenses vão fazer um calendário chinês? Saiba tudo!

  • 23 nov 2023, 15:45
Exclusivo: Belavidenses vão fazer um calendário chinês? Saiba tudo! - TVI

Em «Festa é Festa», Tomé (Pedro Teixeira) põe a mesa, enquanto Agostinho (Dinarte Branco) está refastelado no sofá. Josefa (Rita Salema) apressa Aida (Ana Guiomar), pois está com fome. Aida pede para não a chatearem pois teve um dia difícil. Tomé diz que quer festejar o facto de irem fazer o calendário solidário, mas Aida avisa logo que aquilo não vai acontecer. Agostinho também quer participar. Agostinho exibe-se e diz que podia ter dado cartas no mundo da moda. Aida, Josefa e Tomé olham para ele em choque. 

Tomé pede a Aida para dizer a verdade ao padrinho, mas ela não lhe quer dar nenhum desgosto e diz que parece que Tomé está com dor de cotovelo. Aida lembra que Josefa também quis participar no concurso de misses e ficam a discutir sobre qual deles tem menos noção. Agostinho chama a atenção para si e diz que apesar de Josefa não ter querido participar no concurso de misses, ele faz questão de participar no calendário, para além disso tem porte de modelo e por isso será uma mais-valia. Tomé não aguenta e ri-se. Aida repreende-o. 

Aida chama Tomé para conversar e pede-lhe para deixar Agostinho participar no calendário. Tomé diz que é impossível porque os meses já estão todos atribuídos. Aida pede-lhe para tirar alguém e colocar o Padrinho, mas Tomé diz que essas decisões dizem respeito ao comité. Aida quer saber quem é o comité e quem o definiu. Aida sugere que se acrescente um mês ao calendário. Tomé está aparvalhado com a sugestão de Aida em acrescentar um mês ao calendário, mas fica mais ainda quando ouve as sugestões dela para o nome que podiam dar ao mês. Tomé corta a conversa e lembra que não foi ele que inventou os calendários e o ano tem doze meses e não treze. Aida faz uma pesquisa no telemóvel e dá um gritinho de felicidade com algo que encontra.

Tomé acorda e pergunta-lhe o que se passa. Aida lá explica que na China há anos que têm treze meses, por isso o problema do Padrinho está resolvido. Aida sugere que ele fique com o mês de Agosto, devido ao seu nome e quem estava com Agosto fique com o mês novo. Tomé nem sabe o que dizer. Tomé está muito indignado com as baboseiras que Aida diz e ela acusa-o de ter má vontade. Tomé diz que não faz sentido terem um ano chinês, dado que estão em Portugal e alios anos têm doze meses. Aida diz que teve outra ideia, mas Tomé não tem muita vontade de ouvir. Aida insiste no calendário chinês e Tomé já não a pode ouvir.- Ela diz que teve uma ideia genial e obriga Tomé a ouvi-la. 

Aida refere que Fernando (Manuel Marques) tem um neto chinês e por isso podem fazer um calendário chinês e Fernando fica com o décimo terceiro mês. Tomé já não tem forças para contrariar Aida e diz que vai ser um problema explicar isso a Fernando. Aida festeja pela sua ideia ir para a frente. Aida e Tomé estão de saída e Tomé pergunta a Aida se já deu a novidade a Agostinho. Aida diz que ainda não teve oportunidade e Tomé pede-lhe que lhe conte quando ele não estiver em casa, para não ter de levar com a vaidade de Agostinho. Este aparece e Aida conta-lhe que vai entrar no calendário. Agostinho fica muito contente e ainda com mais apetite.

Festa é Festa

Mais Festa é Festa