Queridos Papás

Sara Prata sobre nova fase da maternidade: «... as coisas não estão fáceis»

  • Mariana Filipe
  • 15 mai, 11:11
Sara Prata sobre nova fase da maternidade: «... as coisas não estão fáceis» - TVI

A filha da atriz está numa fase de adaptação.

Sara Prata já tinha revelado aos seguidores que a filha Amélia, de 3 anos, está no processo de deixar a chucha.

Agora, a atriz fez uma atualização, na sua conta de Instagram, de como está a ser: «Deixar a chucha: Parece correr lindamente, e de facto eles superam os desafios mais difíceis e deixam-nos de boca aberta. Não falou sequer uma vez sobre as chuchas, que foram o seu grande consolo e companhia de todos os dias.».

Apesar de todos os esforços, não está a ser fácil: «Mas…sermos pais é estarmos atentos ao que não se vê, ao que eles não dizem. Porque a verdade é que as coisas não estão fáceis. Estamos sempre disponíveis para lhe dar amparo, mas hoje já nem sei quem precisa mais de conforto, se ela se eu. Voltou a ficar a chorar na escola, agarrada ao meu pescoço para não a deixar, está pela primeira vez a ter momentos de chorar quase até ficar rouca, não quer dormir a sesta, precisa de 3 histórias e dezenas de cantigas para adormecer à noite, acorda sobressaltada durante o sono...e de manhã vejo sempre a mãozinha dela à procura de forma inconsciente entre os lençóis das suas amigas. Mas o choro descompensado e desnorteado é o que a mim me tem feito perder o norte. E no final isto passa a ser difícil, para todos. Por vezes as coisas que não falamos são as que nos custam mais não é? E este está a ser o grande desafio, o de tentar ensinar como regular uma emoção tão grande a um ser tão pequenino. Lá vou mordendo os dedos, revirando os olhos no escuro, dando colo como se assim também eu o recebesse, e procurando as palavras certas que a reconfortem, que a façam entender o que sente e encontrar ferramentas para perceber como pode agora estar bem sem recorrer às suas chuchas».

«Sinto sempre que quem mais aprende com as novas etapas deles somos nós, temos constantemente de olhar para dentro, de procurar as nossas ferramentas para depois os ensinarmos a usá-las. Estamos todos a aprender, juntos. E isso consegue ser bonito mas também quase levar-nos à loucura. Uma coisa é certa, em equipa vamos conseguir superar esta etapa, e vamos poder dizer-lhe: “sim filha deixaste as chuchas de um dia para o outro, acreditaste que a fada as tinha levado e nunca mais falaste nela», concluiu.

Recorde-se que Amélia é filha de Sara Prata e João Leitão, que namoram há 6 anos. O casal está noivo! O pedido aconteceu nas Maldivas, onde o casal esteve a desfrutar de uns dias de férias.  Aproveite e veja os vídeos deste momento especial.

Relacionados

Queridos Papás

Mais Queridos Papás