O que procura?

Quer saber se já teve Covid-19? O país inteiro também.

Primeiro Painel Serológico Nacional COVID-19

9 set, 13:14

Atualmente, a informação sobre a taxa de seropositividade (desenvolvimento de anticorpos específicos) contra o SARS-CoV-2, na população Portuguesa, é escassa. Deste modo, os resultados a obter através do Painel Serológico Nacional assumem uma relevância imediata. A sua participação é fundamental para o sucesso desta iniciativa que foi desenvolvida por o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), com o financiamento da Sociedade Francisco Manuel dos Santos (SFMS) e do Grupo Jerónimo Martins (JM).

Poderá inscrever-se através do registo no website www.painelcovid19.pt onde irá encontrar toda a informação relevante. Para mais informação sobre o estudo, encontra-se disponível uma linha de apoio com o número 808 100 062.

Para que serve este teste?
Os testes serológicos permitem estimar a percentagem de indivíduos que foram expostos ao vírus SARS-CoV-2, quer tenham tido ou não sintomas da COVID-19, monitorizando a resposta imunitária do organismo através da deteção de anticorpos contra o vírus, a partir de uma amostra de sangue periférico. Este projeto, que se insere nas atividades de diagnóstico e investigação sobre a COVID-19 que o iMM tem vindo a promover, é mais um importante contributo para compreender e encontrar soluções para o controlo desta pandemia. Para mais, a monitorização da evolução da pandemia ao longo do tempo será um elemento crítico para a tomada de decisões informadas no país.

Objetivo do estudo?
O objetivo do estudo é determinar a proporção da população Portuguesa que desenvolveu anticorpos contra o vírus SARS-CoV-2, permitindo estimar a prevalência da infeção, através da realização de testes serológicos gratuitos, nos postos do Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa, empresa parceira deste projeto, a uma amostra de 12 mil voluntários, distribuídos pelas diferentes regiões e grupos etários. Seis meses após o início da pandemia, é agora crítico conhecer o retrato da COVID-19 que permitirá ajudar o país a equilibrar os esforços necessários à retoma social e económica com a proteção da vida.

Onde e quando pode fazer o teste?
O estudo decorrerá entre 8 de Setembro e 7 de Outubro de 2020, em 102 municípios de Portugal continental e ilhas, estando disponíveis 314 postos de colheita Germano de Sousa. Os dados serão analisados estatisticamente e os resultados finais divulgados a partir do final de Outubro.

PARTILHA