Episódio de estreia de «Para Sempre»

  • 8 nov 2021, 23:00
Veja o episódio completo
no TVI Player

Pedro (Diogo Morgado) e um bebé, Lourenço (Pedro Sousa), irmãos, brincam numa piscina e Antónia (Marina Mota) ergue Lourenço no ar.

Pedro acorda de um sono turbulento e o médico que o vigiava levanta-se da sua secretária e aproxima-se de Pedro, que se queixa de não conseguir dormir. O médico aconselha-o a procurar um psicoterapeuta.

Elias (António Capelo) conta a Fátima que Pedro chegou de Nova Iorque. Fátima confessa-se farta de guardar segredos.

Pedro tira um brinquedo da mão de Lourenço que chora, Antónia vem e devolve o brinquedo a Lourenço.

Toca o telemóvel e Pedro desperta do sono. Atende e do outro lado uma mulher diz-lhe que sabe a verdade sobre o seu abandono e que a sua mãe era rica. A chamada cai.

Magda (Maya Booth) conduz enquanto conversa com Clara (Inês Castel Branco). Esta comenta com a amiga que Lourenço deverá pedi-la em casamento pois encontrou um recibo de um anel caríssimo no casaco dele. Magda diz a Clara que os tratamentos de fertilidade não estão a resultar e que as probabilidades de engravidar são ínfimas.

Clara ensaia o coro de miúdos. Girafa (João Gouveia) toma sorrateiramente o seu lugar no coro. Clara continua a ensaiar os miúdos, até que eles se calam de repente. Clara vira-se para trás e vê Lourenço de joelho no chão e com uma caixa de anel de noivado na mão. Clara termina o ensaio e conversa com Lourenço e diz-lhe que não consegue casar com ele.

Decorre um jogo de futebol. Elias é o treinador. Pedro chega e observa feliz o empenho de Elias. O jogo é interrompido por causa de uma agressão a um jogador. Elias leva um murro na cara, mas Pedro retira-o da confusão. Pedro mete um saco com gelo no nariz de Elias que ainda sangra. Pedro conta a Elias a razão pela qual regressou a Portugal e conta que recebeu uma chamada de uma mulher que sabe a verdade sobre o seu abandono e que lhe contou que a mãe era rica.

Elias celebra a missa de domingo, Antónia tem Lourenço ao colo e Pedro ao lado. Segue com os filhos para a saída. No final da missa, Antónia, com Lourenço ao colo, baixa-se à altura de Pedro, pedindo-lhe para ficar ali e afasta-se com Lourenço nos braços. Pedro está sentado num degrau da igreja, a chorar. Elias sai da igreja e surpreende-se com a presença dele ali sozinho. Faz-lhe perguntas, mas Pedro nega com a cabeça, triste e assustado.

Eva (Matilde Mello Breyner) diz a Pedro que não conseguiu rastrear a chamada que recebeu na noite anterior. Eva e Romeu (Rodrigo Tomás) dizem que ainda não encontraram dados sobre o desaparecimento de Pedro nem da sua família.

Clara passeia com os miúdos pela Serra. Levam mochilas com as tendas, para acamparem.

Eva encontra uma noticia que corresponde ao caso de Pedro dizendo que a família do rapaz desaparecido era de Braga. Romeu pega no telemóvel e liga a Pedro. Pedro conduz a toda a velocidade pela autoestrada, o cansaço instala-se e ele começa a fechar os olhos lentamente. Adormece por alguns segundos e, de repente, outro carro aparece à sua frente com os faróis ligados no máximo. Dá uma guinada no carro e desvia-o para uma vala, provocando um acidente.

Pedro está sentado em cima da marquesa, com a camisa aberta, enquanto é visto por Magda. Ela sai do gabinete e Pedro aproveita para procurar no computador informações sobre os registos da clinica. Pedro liga a Eva a pedir ajuda.

Antónia está a discutir os resultados financeiros com os administradores e com César (o diretor financeiro). Lourenço entra na sala interrompendo a reunião. Antónia fala com Lourenço sobre o casamento dele com Clara. Lourenço diz que isso não desviará o seu foco da clinica e diz que chegou a altura de tomar medidas em relação à gestão das clínicas.

Bento (Luís Esparteiro) fica a saber que Clara recusou o pedido de casamento. Clara diz que adiou a resposta pois quer casar no momento certo.

Alice (Inês Aires Pereira) faz uma locução para o programa noturno de rádio. Magda e Clara assistem, recuadas, enquanto bebem um copo de vinho. Conversam sobre o casamento de Clara e Lourenço. Alice defende Lourenço. Clara recorda a sua história com Pedro.

Clara passa por uns rapazes e é assaltada. Pedro intervém e mete-se no meio. Pedro e Clara travam amizade. Pedro confessa a Clara que foi abandonado em criança. Clara condói-se com o sofrimento dele e agarra-lhe na mão. Pedro surpreende-se com o gesto de afeto e fica desconcertado com as palavras de Clara.

Clara continua a contar às amigas a sua historia com Pedro.

Clara está a ter uma aula de canto com a professora que a acompanha ao piano enquanto canta. Sem que Bento perceba, Pedro espreita na direção da janela e cruza o olhar com Clara. Clara salta da cama, já toda vestida, e assoma à janela. Vê Pedro lá em baixo a acenar-lhe. Clara abre a janela e prepara-se para descer pelo algeroz. Clara desce da janela do quarto até ao nível térreo e cai nos braços abertos de Pedro que a recebe em segurança e beija-a apaixonadamente. Clara entra em casa com Pedro que a acompanha, encosta-a à parede e beija-a. Ela corresponde, apaixonada. São surpreendidos por Bento que não aprova o namoro deles.

Clara volta a si, emocionada com as memórias. Alice pergunta a Clara se não aceitou o pedido de casamento por causa de Pedro. Clara nega e diz que nunca mais o viu e que esse sonho desapareceu com ele.

Pedro trabalha. Bento vai ter com ele e despede-o, envolvem-se numa luta. Telmo agarra Pedro e começam os dois a lutar caindo do prédio para um monte de areia. Pedro pensa que Telmo está morto e Bento aproveita-se da situação e convence Pedro a fugir. Pedro faz uma chamada e diz a Clara que se vai embora e pede-lhe para esperar por ele. Pedro desliga o telemóvel, caindo no chão, de rastos.

Clara está deitada na cama, com um teste de gravidez positivo na mão. Ansiosa, atende telefonema de Pedro. Bento entra em casa e sobe para os quartos, quando Clara surge e tenta ultrapassá-lo a meio do lance de escadas. Clara diz que tem de encontrar Pedro. Bento segura-a com força e diz que Pedro nunca mais volta. Clara desce as escadas a correr, mas falha-lhe um pé e ela escorrega caindo escada abaixo. Um fio de sangue escorre pelas pernas e ela chora copiosamente. Bento abraça-a.

Clara volta ao presente. Ficou acordada toda a noite a pensar em Pedro e no desfecho da história dos dois.

Pedro diz a Elias que está em Braga para encontrar a sua família. Pedro mostra-lhe a notícia impressa de jornal. Elias tenta demovê-lo de continuar, mas não consegue. Pedro passa o braço pelo ombro dele e juntos admiram a cidade, ainda que com preocupações bem diferentes. Pedro está sentado. contemplando a cidade.

Encoberta por um obstáculo, Fátima observa Pedro e liga-lhe. Fátima diz a Pedro que está no sitio certo para encontrar a mãe e pede-lhe para não desistir. Pedro percebe que a chamada foi desligada e olha em volta perdido.

Elias diz a Antónia que é difícil esquecer a cara de uma mãe que abandona o filho. Antónia engole em seco. Não esperava aquele ataque direto.

Veja o episódio completo
no TVI Player