Temporada 3

Com vista privilegiada sobre o Tejo e a Lezíria, a pouco mais de vinte quilómetros da capital, é um ponto de passagem a nível ferroviário e automóvel.

Aqui encontramos A Faia, restaurante gerido pelo casal Justa e Mário, desde 2013. O casal morava no Porto até surgir esta oportunidade de negócio, altura em que decidiram mudar-se para Alverca. No entanto, o retorno pretendido teima em não chegar. O restaurante sobrevive de menus para trabalhadores. Conseguem pagar as contas, mas não conseguem ter lucro. Os proprietários contam com a ajuda de Irene na cozinha e Gentil na sala. O casal não está em sintonia: Justa quer abandonar e Mário nem pensa em desistir.

Ljubomir prova todo o menu d’A Faia e tem três queixas fundamentais: batatas fritas congeladas, excesso de sal em quase todos os pratos e uma decoração completamente desatualizada. Identifica também o mau estado dos frigoríficos e congeladores, com ingredientes mal-acondicionados. O serviço na sala, a cargo de Justa e Gentil, é caótico: pedidos trocados ou esquecidos e muita lentidão.

Na cozinha, Mário faz quase tudo, com a ajuda de Irene, mas nem sempre o serviço é eficaz, nem a confeção tem qualidade suficiente.

Mas nem tudo é mau: o chef percebe rapidamente que Mário tem uma paixão gigante pela cozinha, pelo que mete mãos à obra para ensiná-lo e oferece-lhe uma formação, na cozinha de produção do seu restaurante, o Nacional 100 Maneiras. Mário não é o único a ser surpreendido. Irene, a ajudante de cozinha, completa 70 anos e tem direito a uma festa de aniversário muito especial, no restaurante do chef.

A equipa do Pesadelo na Cozinha remodelou completamente A Faia, para criar um espaço informal e confortável, em tons terra, e com o espaço bem aproveitado.

A nova ementa vai incluir, entre outros pratos, Sopa de Tomate e Ovo Escalfado, Pezinhos de Coentrada, Favas com Entrecosto, Mão de Vaca, Pescada Frita com Arroz de Tomate, Pataniscas com Arroz de Feijão e Bochechas com Puré de Batata. Um menu tradicionalmente português, a fazer jus à paixão de Mário.

Ljubomir consegue realizar o sonho de Mário e convencer Justa a não desistir! Mais uma missão cumprida.