Temporada 3

Na região da beira alta, em Viseu, descobrimos a Casa das Francesinhas, propriedade de Fátima e Zé Carlos. Fátima, que comanda a cozinha, aprendeu a confecionar quase tudo com os seus pais adotivos. Nelson concilia a sua profissão, mecânico de máquinas agrícolas, com a função de empregado de mesa na Casa das Francesinhas. O restaurante funciona bem no Verão, por altura da Feira de São Mateus mas, no resto do ano, o lucro quase não dá para fazer face às despesas. Fátima é a cozinheira e Zé Carlos é empregado de mesa. Contam com a ajuda de Nelson como ajudante e cozinha.

Ljubomir não gosta do que prova do menu na Casa das Francesinhas. Os ingredientes não são maus, mas a confecção não surpreende. O serviço de sala também não é brilhante, já que a comunicação entre Zé Carlos e Fátima não é fluida. O chef também não parecia a decoração, completamente desatualizada.

O chef debate-se com a teimosia de Fátima e a casmurrice de Zé Carlos. Entretanto, apercebe-se que há dificuldades de comunicação entre o casal e algumas questões familiares que interferem no trabalho. Zé Carlos não se entende com a família de Fátima, o que torna a interação muito complicada.

Ljubomir decide pôr mãos à obra e ensina a Fátima algumas técnicas básicas de cozinha. A Zé Carlos passa a mensagem que deve tratar melhor a sua esposa e ajudá-la mais. Na remodelação, aposta na sobriedade dos tons terras. Os pratos e individuais de cores garridas dão lugar a loiças mais neutras e modernas. Na sala, os novos candeeiros vão tornar o restaurante mais acolhedor. A disposição das mesas vai mudar e a zona dos frios fica mais resguardada, para ganhar espaço na sala.

O chef sugere para a nova ementa: chanfana de javali, cordon bleu, filetes de polvo, rancho, cabrito assado, bacalhau à lagareiro, travessa de enchidos, torresmos da Beira e camarões cá de casa. Para sobremesa: marmelos assados, com vinho do Dão, e leite creme.

A inauguração do restaurante, que ganhou o novo nome de «Miminhos da Fátima», é um grande sucesso. Mas a novidade maior é que Zé Carlos se reconcilia com os sogros!