Temporada 3

Marinha Grande, em Leiria, é conhecida como a capital do vidro e é no centro que encontramos O Histórico, um restaurante que presta homenagem a esta antiga tradição. Leonel, o proprietário, apaixonou-se pela Marinha Grande quando trabalhava nos moldes de vidro. Mais tarde, decide mudar de vida e abrir O Histórico. Como teve dificuldades em manter uma equipa fixa, acabou por assumir as rédeas da cozinha e recrutar a mulher, Vânia, para o ajudar na sala, como empregada de mesa. Na cozinha, conta com dois funcionários: a ajudante de cozinha, Maria Clara, e o copeiro, José. Para os jantares, conta com a ajuda da filha, Raquel, que o inscreveu no programa.

Ljubomir encontra um restaurante recente, completamente remodelado, no centro da cidade, que está à beira da ruína. O menu tem demasiados pratos, o que se reflete na demora do serviço, já que Leonel não consegue fazer pratos com muita rapidez. O chef espera quase duas horas pelos seus pedidos e não fica satisfeito com o que consegue provar: não aprecia os molhos, nem a confeção de Leonel.

Ljubomir mete mãos à obra para pôr ordem na cozinha: incentiva Maria Clara a cozinhar mais e Leonel a ser mais organizado e cuidado na confeção.

A equipa do Pesadelo na Cozinha renova o Histórico, para tornar o espaço mais funcional e homogéneo. A cozinha não foi esquecida, com a substituição e limpeza de equipamentos.

O chef sugere ainda uma nova ementa em que recupera a sopa de vidreiro, típica da zona, e outros pratos como massada de peixe, pescada frita com arroz de tomate, pernil de porco com batata assada e bacalhau à lagareiro.

A re-inauguração é um sucesso. Mais uma missão cumprida para Ljubomir!