Depois de terem ficado de costas voltadas após Noélia ter chamado Soraia Sousa de "sem noção", as duas finalistas voltaram a desentender-se. Na noite de segunda-feira, dia 16 de fevereiro, foi um comentário inesperado da algarvia que reacendeu a tensão entre as duas.
Durante o Especial, os recrutas tiveram acesso a imagens inéditas. Num dos blocos, pode ouvir-se Soraia Sousa a confidenciar que ouviu Noélia dizer «Já fiz a minha vt», precisamente após a discussão que as tinha afastado.
Após o Especial, a atriz mostrou-se emotiva e não escondeu o quão magoada ficou com o comentário da colega. O confronto entre as duas acabou por ser inevitável, num frente a frente tenso em que Soraia Sousa não poupou palavras:
«Tu, sem me conheceres, percebeste que ele me magoou… tenho a certeza que como tu percebeste que o Melo me magoou naquele dia, tu também percebeste que me magoaste ali.»
Noélia não se deixou ficar e reagiu de imediato:
«Não, não percebi. Garanto-te que não percebi. Percebi que a tua atitude para mim mudou. Não pensei que ficaste assim.»
A tensão entre as duas recrutas acabou por chegar aos ouvidos do Comandante José Moutinho, que na manhã seguinte chamou ambas à sua sala. O encontro serviu para deixar tudo em pratos limpos e Soraia Sousa acabou mesmo por pedir desculpa a Noélia. O Comandante deixou ainda um conselho a ambas:
«Posso não concordar com algumas atitudes vossas, mas tenho de saber o momento certo para vos dizer e como dizer, porque acima de tudo, temos de preservar a camaradagem, o espírito de corpo e a entreajuda.»